Mais um foco de incêndio é registrado na Chapada Diamantina, neste domingo (13). Dessa vez, o fogo atinge a região do município de Andaraí, na Ilha do Rio Paraguaçu. O Jornal da Chapada procurou o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, que já mobilizou brigadistas para o combate. No município ainda tem fogo sendo combatido na área do Roncador, ponto turístico da região.
“Esse foco surgiu neste domingo pela manhã e já iniciamos os combates. É uma área turística e o clima quente está piorando a situação. Precisamos da ajuda do Exército, ainda deve haver um pouco de juízo e bom senso neste Estado, neste país. Vamos fazer uma rede pedindo para que o Exército venha para a Chapada. Já queimou bastante, estamos cansados, há mais de dois meses combatendo incêndios diariamente e os focos só crescem. Vamos fazer uma rede gritando para que o Exército mande pelo menos homens para nos ajudar. O país não pode cruzar os braços enquanto um dos lugares mais ricos em biodiversidade é consumido pelas chamas”, frisa Homero.
Conforme o presidente da Cifa, 90% de uma das ilhas do Paraguaçu já foram queimados em Andaraí. “Sem carro para nos dar apoio, temos apenas duas motos uma civil e outra da PM. Após 45 dias de combate nada mudou, continuamos a mendigar apoio dos governos federal e estadual. Peço à sociedade civil, que através das redes sociais peça para que nos ajude, pois estamos vivendo uma verdadeira guerra e já perdemos milhares de hectares do nosso território”. Texto atualizado às 22h, do domingo (13).
Jornal da Chapada
Confira fotos do novo incêndio:
Leia também:
Governo informa que comprou R$ 500 mil em equipamentos para uso de brigadistas na Chapada Diamantina
Novos incêndios atingem Barra da Estiva e Andaraí; Morro do Ouro e Roncador sob ameaça
Fogo na Chapada: Ventos fortes durante a noite aproximam chamas de casas de povoado no Vale do Capão
Situação volta a complicar na Chapada Diamantina; Capão, Ibicoara e Lençóis combatem chamas