Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Vale do Capão está sem ameaças de incêndios; Lençóis ainda não recebeu EPIs

foto5
Entretanto, existem focos atrás do Morro Branco, atrás da Serra da Moitinha em direção à região do rio Ancorado e uma grande linha de fogo na Serra do Palmital | FOTO: Ilustração/Arquivo/ACV-VC |

Apesar de ainda haver focos de incêndio nas cercanias do Vale do Capão, no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, integrantes da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) afirmam que o Vale não corre ameaça de novos incêndios. Na manhã desta terça-feira (15) um grupo de brigadistas seguiram para a Serra Larga, Larguinha e Boqueirão (nascente do Riachinho) com o objetivo de finalizar de vez o risco de reignição.

De acordo com os relatos enviados pela ACV-VC existem outros focos atrás do Morro Branco, atrás da Serra da Moitinha em direção à região do rio Ancorado (este se encontra sem controle) e uma grande linha de fogo na Serra do Palmital, um local de difícil combate. Esta linha segue para o Córrego da Muriçoca e desce para o rio Capivara.

Os brigadistas do Vale do Capão, assim como seus companheiros em outras localidades da Chapada Diamantina alegam precisar de ajuda de helicópteros com os Bambis, espécie de cesto que carrega água nas aeronaves, para extinguir as chamas em locais isolados na região do Morro Branco e Palmital.

A associação informou que está tentando reverter uma liminar para que o recurso determinado pela Justiça chegue até as Brigadas Voluntárias, uma vez que essa liminar não deixou claro que o material deveria ser destinado a brigadas voluntárias.

Fogo consome Ilha do Rio Paraguaçu em Andaraí | FOTO: Dmitri de Igatu |

Leia também:
Fogo na Chapada: DPE, DPU, Justiça e Promotoria Militar pedem apoio das forças armadas no combate a incêndios

Chapada: Chamas retornam em Ibicoara e brigadistas reclamam de negligência no monitoramento

Combate ao fogo na Chapada Diamantina terá o reforço de 47 brigadistas da Defesa Civil Nacional

Municípios da Chapada Diamantina decretam situação de emergência por causa da estiagem; confira aqui

Governo anuncia o envio de mais dois helicópteros para combater incêndios na Chapada Diamantina

Fogo em Andaraí
O brigadista e artista plástico, Dmitri de Igatu, aponta o descaso no combate ao fogo na região de Andaraí. De acordo com ele, falta apoio para o combate e relata mais uma noite de atuação da Brigada Voluntária de Igatu.

“Essa madrugada [terça, 15], controlamos um grande foco nas matas próximo ao areião do Rio Paraguaçu, em Andaraí. Muito da área de floresta alta foi queimada, tivemos muita dificuldade de debelar o fogo por conta da altura das chamas, as toceiras de espinhos e pela dificuldade de buscar água para as bombas d’água, mas às 2h30 da manhã a brigada conseguiu apagar a maior cabeça da queimada”.

Dmitri aponta que não estão tendo apoio algum do Instituto Chico Mendes de Conversação da Biodeiversidade (ICMBio), prefeitura ou governo do estado. “Esse combate foi possível pela doação e contribuição da sociedade civil”, completa.

A brigada de Lençóis ainda não recebeu os equipamentos enviados pelo governo da Bahia | FOTO: Divulgação/BRAL/Facebook |

Leia também:
Fogo na Chapada: Brigadistas de Lençóis recebem mais ajuda voluntária e reclamam da falta de apoio do município

Fogo na Chapada: Incêndio em Jacobina se alastra e dizima fauna e flora; confira imagens

Justiça Federal acolhe ação das Defensorias da União e do Estado para combate a incêndios na Chapada

Ibicoara: Parque onde fica a cachoeira do Buracão será reaberto nesta segunda; entenda o fechamento

Jacobina recebe apoio do Estado e Lençóis aguarda equipamentos
Dois helicópteros foram contratados pelo governo estadual para combater os incêndios em Jacobina, Chapada Norte. Um deles chegou na cidade nesta segunda-feira (14) e o outro tem previsão de chegada na região na terça-feira (15).

O governo do estado afirma ter investido R$ 500 mil na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de combate ao fogo, como luvas, máscaras, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento. Segundo nota do governo o material foi entregue para brigadistas voluntários neste domingo (13) no grupamento do Corpo de Bombeiro de Lençóis.

As chamas atingiram a região de Itaitu, ponto turístico de Jacobina | FOTO: Reprodução/Jacobina Notícias |

Entretanto, em contato com o Jornal da Chapada, a assessoria de comunicação da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral), disse que ainda não foi entregue os materiais para os brigadistas em Lençóis, como o governo anunciou. “O material ainda está nos bombeiros sendo separado”, aponta.

O titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Eugênio Spengler, disse que conta com a atuação na região dos órgãos do Governo Federal, também acionado pela Justiça Federal. “É importante a parceria de todos para que juntos possamos ter maior efetividade nas ações de combate. Toda a estrutura (aeronaves, equipamentos e veículos) está sendo utilizada para fortalecer esse trabalho. Atuamos conjuntamente com outros órgãos e instituições”.

O secretário viajou para a Chapada, onde participou na segunda-feira (14), em Jacobina, de uma reunião com comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles, e prefeitos da região. Em contato com o Jornal da Chapada, a assessoria do Corpo de Bombeiros informou que os equipamentos de proteção individual estão sendo entregues gradativamente às brigadas. Ainda conforme a assessoria, a Bral receberá os EPIs nesta quarta-feira (16) pela manhã. Matéria atualizada às 22h10 do dia 15 de dezembro.

Jornal da Chapada

Confira imagens do combate na região de Andaraí:

1 / 9
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas