Ícone do site Jornal da Chapada

Focos se intensificam na Chapada Norte; Parque Estadual é atingido e chamas ameaçam nascentes

foto5
Fogo deixa rastro de destruição na região norte da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Amilton Mendes |

O Parque Estadual das Sete Passagens (Pesp), localizado em Miguel Calmon, na região norte da Chapada Diamantina, também já foi atingido pelos incêndios que assolam a região a cerca de 50 dias. Essa unidade de conservação é uma das áreas mais críticas no momento, pois é um local de potencial hídrico para a região. No seu interior e entorno, existem várias nascentes, que desembocam em cachoeiras e alimentam rios, como o Itapicuru-Mirim, afluente da Bacia do Itapicuru. Os principais focos de incêndio na Unidade de Conservação estão na Grota da Dona Antônia.

Os incêndios florestais têm sido combatidos por profissionais e voluntários. Em Mirangaba, voluntários, brigadistas, guardas municipais e integrantes do Corpo de Bombeiros de Juazeiro conseguiram debelar os focos no fim da tarde da última terça-feira (15) e mantém o monitoramento para evitar reignição.
No município de Jacobina, tudo começou em meados do mês passado, quando supostamente uma moradora do bairro de um bairro afastado do centro da cidade teria queimado o lixo doméstico e perdido o controle da situação.

Combatentes seguem tentando controlar as chamas que já afetam nascentes de rios importantes da região | FOTO: Divulgação/Luís Cláudio |

Leia também:
Brigadista volta a denunciar ‘indústria do fogo’ na Chapada Diamantina: “Age deliberadamente”

Secretário diz que incêndio já devastou 51 mil hectares na Chapada Diamantina durante 3 meses

Fogo na Chapada: Ainda existem focos no Vale do Capão; brigadistas dizem que situação não afeta turista

Incêndios na Chapada Diamantina mobilizam pessoas em todo o estado

Conforme Zélis Pereira, gestor do Pesp e integrante da Diretoria de Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Inema), na quarta-feira (16), mais de 40 pessoas estiveram empenhadas no combate. Pereira disse que o “fogo está queimando a nascente da Véu de Noiva [cachoeira mais visitada do distrito de Itaitu, pertencente a Jacobina]”. Segundo a assessoria de comunicação da Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (Aspaff), o Ministério Público (MP) já disponibilizou 25 rádios comunicadores, bem como veículos e servidores para auxílio administrativo.

O fogo avança em algumas regiões e preocupa brigadistas e população da região | FOTO: Divulgação/Saulo Côrte |

Leia também:
Rui Costa determina manutenção de efetivo no combate aos incêndios na Chapada Diamantina

Brigadistas da Defesa Civil Nacional já estão na Chapada Diamantina; confira situação atual

Fogo na Chapada: Vale do Capão está sem ameaças de incêndios; Lençóis ainda não recebeu EPIs

Fogo na Chapada: Incêndio em Jacobina avança e atinge distritos da região

Ações de combate e doações
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estima entre 10 e 20% de destruição no interior do Parque da Chapada Diamantina e em outras unidades de conservação do seu entorno. Uma ação civil pública, ajuizada pelas Defensorias da Bahia e da União, requereu fornecimento imediato de material e pessoal para controlar o fogo na Chapada.

Dentre as determinações, estão veículos, kits de combate a incêndio, apoio aéreo e brigadistas. Segundo o geólogo Carlos Victor Rios, que integra o Comitê de Gerenciamento de Crise, as informações preliminares, obtidas a partir da análise de imagens aéreas, apontam para mais de 700 hectares de destruição no Piemonte da Diamantina.

As equipes estão precisando de ajuda com alimentos, água, equipamentos de proteção e combate, a exemplo de botas e abafadores. Nos municípios de Miguel Calmon e Jacobina, as secretarias de meio ambiente estão recebendo doações. Neste último, o Ginásio de Esportes e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) também são pontos de coleta. Com informações da Assessoria de Comunicação da ASPAFF Chapada Norte.

Confira imagens do fogo na Chapada Norte:

1 / 10

 

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas