“Final de ano é tempo de troca de presentes e de amigo secreto, mas o governador Rui Costa enviou para os servidores públicos um presente de grego”. Quem fez tal afirmativa nesta quinta-feira (17) foi o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), após a aprovação em primeiro turno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 148, com votos contrários da oposição.
A PEC altera o estatuto dos Servidores Públicos e dos Policiais Militares, e afeta conquistas histórias do funcionalismo, algumas delas específicas dos professores, como o direito à Licença Sabática para aprimoramento técnico profissional. “Onde estão aqueles parlamentares que defendiam tantos os servidores? Onde estão os parlamentares do PT que não questionam esse projeto? Não sejam signatários de um projeto que retira direitos dos servidores. Ainda dá tempo de se arrepender e votar contra o segundo turno da PEC”, frisou Geilson.
O deputado disse que vai para casa triste, mas com a consciência tranquila, por não compactuar com uma PEC que retira direitos adquiridos dos servidores. Ele pediu para que alguns deputados sejam mais conscientes. “É necessário que não aceitemos tudo de bom grado, sem questionar. Sejam independentes. A independência não quer dizer rebelião, mas inteligência para questionar”, alertou.