Rotina de combate ao fogo na Chapada Diamantina vira documentário; confira aqui

Postado em dez 24 2015 - 1:23pm por Jornal da Chapada
foto6

As chamas já consumiram mais de 51 mil hectares de vegetação na região; 23 mil somente dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Dmitri de Igatu |

As situações que enfrentam os brigadistas que combatem as chamas que já consumiram 23 mil hectares, o equivalente a 23 mil campos de futebol, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, denúncias de falta de infraestrutura e planejamento por parte dos governantes motivaram o documentário “Cinza”. O curta-metragem, que pode ser visto no Youtube, é uma realização do jornalista Victor Uchôa e o publicitário Álvaro Ribeiro, ambos de Salvador, amigos e turistas assíduos das localidades atingidas.

Na última viagem que fizeram para Lençóis, em meados do dia 15 de dezembro, os dois decidiram registrar o que viram no local. Depoimentos dos que lutam contra os focos de incêndio, da falta de organização política e o suposto benefício monetário com as ações emergenciais, como contratação de aeronaves ineficazes para debelar o fogo, são vistos no documentário.

“Gostaríamos de fazer mais, mas foi o que conseguimos no tempo que tivemos”, disse Victor em entrevista ao site Bahia Notícias. “Vesti o macacão e fui para dentro do fogo”, completou. Ainda de acordo com ele, há interesse de fazer outro trabalho audiovisual acerca da devastação em outros pontos que vem sendo atingidos pelo fogo.

Confira aqui o vídeo:

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

1 Comentário Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.