Com mais de 20 anos de história no montanhismo e um currículo que traz expedições aos picos Aconcágua, Kilimanjaro e Mont Blanc, os mais altos das Américas, da África e da Europa Ocidental, respectivamente, os Gribel, única família de montanhistas do Brasil e a primeira a escalar os ‘7 cumes do país’, irão fazer uma expedição à Chapada Diamantina neste mês como uma preparação para o desafio que enfrentarão em Junho: O Elbrus, a montanha mais alta da Europa.
Por sua história inspiradora no montanhismo, a família Gribel foi indicada para revezar a Tocha Olímpica durante os Jogos Olímpicos de 2016. A família, que tem uma rede de Shopping Centers, desafiou 20 colaboradores da sua empresa para a prática do montanhismo, em uma expedição de oito dias, a partir do dia 17 de abril, à Chapada Diamantina, no coração da Bahia, onde estão localizadas as montanhas mais altas do Nordeste brasileiro.
O roteiro da expedição, que começa e termina na cidade de Lençóis, inclui a travessia entre o Vale do Pati, considerado um dos trekkings mais exuberantes do Brasil, e o Vale do Capão, passando por paisagens naturais, que incluem cânions, cavernas, gruta de quartzo, morros escarpados, leitos de rios e cachoeiras, incluindo a segunda maior do país, a Fumaça, e terminam com a descida da serra do Veneno. Durante esse percurso, a equipe vai utilizar o acampamento selvagem para dormir e descansar.
O grupo que participará da Expedição à Chapada Diamantina já realiza desde o início deste ano exercícios e treinamentos, que incluem o condicionamento físico, além de subidas aos picos do Itacolomi, em Minas Gerais, e corrida de 10 quilômetros.
Jornal da Chapada
Subida ao monte Roraima