Nesta quinta-feira (2) o governo do estado receberá a doação de 170 gravuras e cinco pinturas a óleo no Palacete das Artes, em Salvador. As obras de Emanoel Araújo, Fátima Tosca, Jussara Age, Lyria Palombini, Maria Adair, Lygia Eluf, Herton Roitman e da conceituada gravadora e desenhista carioca Renina Katz foram disponibilizadas pelo Itaú Unibanco. A doação é para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) que administra os museus estaduais, como Museu de Arte Moderna (MAM), Centro Cultural Solar Ferrão e Museu de Arte da Bahia (MAB).
Assinam o acordo de doação o presidente do Banco Itaú, Alfredo Egydio Setúbal, o diretor do Instituto Itaú Cultural, Eduardo Saron Nunes, e o diretor geral do IPAC, João Carlos Oliveira. “É mais uma doação que integra a política de formação de acervos dos Museus do IPAC/SecultBA e essas obras ficarão no Palacete das Artes, importante complexo cultural que ainda está criando seu conjunto museológico”, explica o diretor do IPAC, João Carlos de Oliveira.
Segundo ele, o palacete foi criado em 2005 e recebeu temporariamente obras do Museu Rodin de Paris a partir de 2007. “Ao término de três anos de contrato, com a volta das peças de Rodin para Paris, o centro cultural ficou sem acervo”, diz João Carlos. Com informações do Ipac.