O gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Pedra do Cavalo, Marcio Pimentel, o técnico do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) Givanildo Lima e os conselheiros da APA, Carlos Romero e João Paranha, realizaram na última semana uma visita técnica ao município de Rafael Jambeiro, centro norte da Bahia, para identificar medidas sustentáveis para a manutenção da área ambiental da região.
Na localidade da Porteira 2 foi verificado degradação da mata ciliar às margens do rio Paraguaçu, plantio de árvores exóticas, criação de peixes como tilápia em tanque de redes e lixo em torno da área. Já em Porto da Passagem foi visto a presença de mata ciliar em algumas áreas do rio, que necessitam de recuperação das margens com árvores nativas. Na confluência do rio Paratigi com o rio Paraguaçu foi possível detectar impactos ambientais como o assoreamento das suas margens, acúmulo de lixo urbano e áreas bastante degradadas sem a presença de mata ciliar.
Em visita a Argoim, distrito de Rafael Jambeiro, foi observado a nascente Olhos D’água que dá origem a um tributário do rio Paraguaçu. Nela, foi analisado que a mesma necessita de recuperação ambiental. O Inema, a partir da identificação dos problemas, adotará medidas cabíveis para evitar a continuidade das degradações ambientais na região. As informações são do Inema .