Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Trilha da Fumaça leva os caminhantes a uma das mais bonitas paisagens da região

Depois de caminhar seis quilômetros, o visitante chega à Cachoeira da Fumaça e conhece um visual de tirar o fôlego | FOTO: Reprodução/Bahia WS |

Quem vai fazer a trilha da Cachoeira da Fumaça pode escolher sair da vila no Vale do Capão, distrito de Caeté-açu, em Palmeiras. Lá há pousadas e restaurantes perfeitos para um desjejum saudável e saboroso. As iguarias como sanduíches naturais, bolos diversos, beiju, aipim cozido e frutas entre outros são um convite para o paladar. Mas a ideia da trilha é caminhar, por isso, deve-se deixar para trás o lugar acolhedor e com paisagens incríveis para seguir andando. Do Capão até o início da trilha são cerca de seis quilômetros de estrada de terra, que pode ser feito de carro. Chegando lá basta fazer o registro de entrada, ou seja, para entrar na trilha é importante informar seu nome, dados de contato e guia que está acompanhado para eventuais necessidades.

Esse monitoramento é realizado pelos voluntários da Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (Acv-vc). Eles realizam um trabalho de preservação e conscientização dos turistas. Além disso, a associação possui uma Brigada Voluntária para combate a incêndios florestais há mais de dez anos, bem como realiza também busca e salvamento na área do Parque Nacional e entorno. Eles possuem longo histórico de resgates em ambientes naturais e oferecem segurança aos visitantes do local. A sede da Acv-vc está localizada na entrada da trilha da Cachoeira da Fumaça. Lá não é cobrada taxa de visitação, mas os visitantes que quiserem podem contribuir com qualquer valor para ajudar a manter o trabalho que é desenvolvido por cada um daqueles voluntários.

Vista da Cachoeira da Fumaça de frente | FOTO: Reprodução |

Leia também:
Especial: Chapada Diamantina revela potencial para turismo diversificado que atrai milhares de visitantes

Chapada: Novos roteiros turísticos e descobertas são debatidos por especialistas na região

Iramaia revela belezas intocáveis da Chapada Diamantina; conheça trilhas na Raposa

Mucugê, Igatu e Andaraí são mais opções de trekkings na Chapada Diamantina; conheça roteiros

Depois desse processo começa uma subida de aproximadamente dois quilômetros e mais quatro quilômetros de caminhada em terreno plano. Ou seja, para se chegar até a Cachoeira da Fumaça é preciso apenas uma caminhada de seis quilômetros. Nada muito difícil. Ao subir o morro e por todo o caminho os visitantes são presenteados com a maravilhosa vista do Vale do Capão. Já na parte de cima da cachoeira a sensação é de uma natureza imponente, grandiosa. Acomodamo-nos e aguardamos o momento de chegar à ponta da pedra para poder vê-la melhor. Em meio a isso, os respingos de água trazidos pelo vento podem ser sentidos no rosto.

Do outro lado pode-se apreciar a Cachoeira da Fumaça de outro ângulo. Desse ponto é possível ver sua grandiosidade. Com uma queda d’água de aproximadamente 360 metros de altura, a Cachoeira da Fumaça, é a segunda maior do Brasil. Seu nome se dá por que o vento acaba espalhando para cima as águas no momento de sua queda, fazendo dessa forma uma cortina de gotas que parece fumaça. Na volta, todo visitante, deve registrar seu retorno no livro que registrou sua entrada, para que os voluntários da associação saibam que todos voltaram da trilha. Jornal da Chapada com informações do Blog Venturas.

1 / 13

Leia também:
Chapada Diamantina é indicada como uma das 20 maravilhas naturais do mundo
Chapada: Morro do Chapéu abriga acervo da pré-história e aventuras em trilhas e grutas
Trilhas da Chapada Norte têm cachoeiras, grutas e histórias sobre a busca de ouro e diamante na região
Chapada: Cachoeiras da Fumaça e Buracão entre as 15 mais bonitas do Brasil; confira uma das trilhas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas