A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (19) a Operação Ali Babá, com objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por aplicar golpes na Caixa Econômica Federal (CEF) e em diversas outras instituições financeiras na Bahia. São 25 mandados de prisão, sendo 10 preventivas e 15 temporárias, 28 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva em sete cidades baianas, inclusive em Seabra e Palmeiras, localizadas na Chapada Diamantina.
Segundo apuração da PF, a organização criminosa operava desde 2006 também em Salvador, Feira de Santana, Monte Santo, Presidente Tancredo Neves e Remanso, e sua principal forma de atuação era através da constituição de empresas inidôneas, em nome de “laranjas”, com as quais eram obtidos empréstimos vultosos junto a diversas agências bancárias, de vários bancos. Após recebidos, os créditos jamais eram restituídos. O esquema também contava com pessoas especializadas no fornecimento de documentos falsos, que viabilizavam a constituição das empresas e a obtenção dos empréstimos fraudulentos.
Até o momento foram identificadas 19 empresas envolvidas no esquema, mas suspeita-se que esse número seja muito maior. Só no ano de 2013, foram constatados prejuízos superiores a dez milhões de reais. Todos os envolvidos deverão responder por organização criminosa e estelionato, previstos, respectivamente, nos artigos 2º da Lei 12.850/2013 e 171 do Código Penal.
Jornal da Chapada
Vídeo divulgado pela PF: