Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEditorialMenu Principal

Valmir defende o nome da trabalhadora doméstica Creuza para a vice de Alice

foto6
A trabalhadora doméstica Creuza Oliveira com a presidente Dilma | FOTO: Divulgação |

A sindicalista filiada ao PSB, Creuza Maria Oliveira, foi apontada pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) como sugestão para a composição da chapa majoritária encabeçada pela pré-candidata Alice Portugal (PCdoB) – que disputará a eleição municipal em Salvador este ano. Atual presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Bahia (Sindoméstico-BA) e presidente da Federação Nacional das Empregadas Domésticas (Fenatrad), Creuza tem atuação direta nas bases populares, principalmente nos bairros periféricos. Conforme Valmir, a escolha representaria “um avanço na construção política da capital baiana”.

“O nome de Creuza para vice é o melhor para a chapa de Alice. Ela é uma figura política conhecida por todos, é mulher negra, trabalhadora doméstica e um símbolo da luta popular. Temos que seguir com os movimentos sociais e populares, ouvindo o que eles têm a dizer e debater, para construir juntos novas políticas públicas. Sabemos que Salvador é uma cidade elitista, que exclui os negros de suas decisões, embora seja um município que tem em sua maioria negros e negras em sua formação. E isso tem de ser erradicado de uma vez, colocando o povo no centro do debate”, salienta Valmir.

Perfil
A baiana Creuza Oliveira, virou doméstica em troca de casa, comida e roupas usadas. Aos 10 anos perdeu o pai e, aos 12 anos, a mãe. Com isso, a possibilidade de voltar a estudar foi diminuindo e ela seguiu até os 21 anos sem receber qualquer salário, trabalhando como doméstica. Somente aos 30 terminou o ensino fundamental e médio, e decidiu mudar sua realidade, ajudando outras domésticas a participar do movimento sindical. Atualmente acumula mais de 30 anos na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas, profissão majoritariamente exercida por mulheres negras como ela.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios