O 2º Campeonato Mundial Morganti Ju jitsu, – o esporte da arte suave ou da técnica flexível -, como denominam os seus praticantes, movimentará Salvador nos próximos dias 8 e 9 de outubro, com lutas marciais. A informação é do presidente da Associação Baiana Morganti Ju jitsu (ABMJJ) Renilton Santos, que convidou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Álvaro Gomes, para a solenidade de abertura no dia 9, às 9 horas, no Ginásio de Esportes do Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Barra. “Viemos convidar o titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para prestigiar com a sua presença este evento internacional, que deverá trazer para a capital baiana, cerca de mil e duzentos praticantes”, afirma o “sensei” Renilton Santos durante audiência nesta quarta-feira 1. Participou do encontro o coordenador de Esporte da Setre,Wilton Brandão
Foco do esporte
Acompanhado de representantes da Associação Baiana Morganti Ju Jitsu (ABMJJ), Pedro Moreira e Luciano Maciel, o dirigente esportivo disse que o esporte – criado pelo brasileiro Ricardo Morganti – começou suas atividades em Salvador, em 2003, nas Academias Working, bairro do Caminho das Árvores. Atualmente, o bairro da Fazenda Grande do Retiro mantém um foco significativo. “A sua prática no Estado da Bahia acontece em três academias, dois centros de treinamento e três escolas, totalizando mais de 300 atletas vinculados à ABMJJ, criada em 2014”, diz Renilton Santos. No Brasil, o Morganti Ju jitsu está em ação em oito Estados e já é desenvolvido por oito países.
“Para o 2º Mundial, em Salvador, estarão presentes atletas da Alemanha, Canadá, Argentina e África do Sul. O Chile está vendo a possibilidade de participação. Mas, os oito estados brasileiros que desenvolvem as lutas estarão presentes”, garante o presidente da ABMJJ. O Morganti Ju jitsu é um esporte – não olímpico – voltado para as artes marciais. Ensina ao indivíduo os pilares essenciais para conviver na sociedade e traz como diferencial a utilização de três fases: traumatizantes (socos e chutes); desequilibrantes (judô); e golpes de solo (chaves e imobilizações).