Você sabe como funciona uma usina termelétrica? Já viu uma bobina de Tesla ou uma mesa com componentes de um computador em atividade? Esses e outros experimentos foram exibidos durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal da Bahia (Ifba), campus Jacobina, que aconteceu nas últimas quinta (20) e sexta-feira (21).
A partir de uma lata de refrigerante, cinco estudantes do curso técnico em informática construíram um equipamento para explicar o passo a passo da produção de energia em usinas termelétricas, que produzem energia por meio da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral ou gás, ou por outras fontes, como nas usinas nucleares que utilizam a fissão nuclear como fonte de calor.
“A gente fez um furo na parte superior da latinha. Colocamos um recipiente com álcool na parte de baixo e começamos a queimar. A partir da queima, ocorreu a geração de calor. A água se transformou em vapor e por meio do buraco ela saiu com a pressão alta, fazendo a hélice girar”, explicou o estudante João Paulo Leal. Outro destaque do evento foi o transformador capaz de gerar alta tensão. Criado pelo físico croata Nikola Tesla, o equipamento foi construído por estudantes do técnico em eletromecânica durante três semanas.
Paulo Marinho, integrante da equipe, explicou que a ideia do invento é usada em tomadas elétricas, motores e transmissões de rádio. “É uma máquina de fazer raios que mostra os efeitos do eletromagnetismo”, definiu. Os dois experimentos foram orientados pelos professores do Ifba Leanderson Oliveira, William Guterres e Beliato Campos. Mais informações no site www.jacobina.ifba.edu.br.