Um incêndio florestal na região da Fazenda Parquinho, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, foi rapidamente contido devido a atuação rápida de brigadistas voluntários da região, nesta quinta-feira (3), que evitou que o fogo ganhasse maiores proporções. Em contato com o Jornal da Chapada, ainda ofegante da atuação de combate, o presidente da brigada ‘Os Guerreiros BVCIF’, Edvaldo Miranda Alves, informou que as chamas já foram debeladas graças à atuação direta e eficaz dos voluntários.
“O clima está muito quente aqui, a área atingida foi da Fazenda Parquinho, ponto que os ciclistas fazem trilha. Sobre a causa do fogo, eu acredito que o incêndio foi criminoso”, diz o Edvaldo Alves ao Jornal da Chapada. Ainda conforme o presidente, o combate contou com 10 brigadistas da brigada BVCIF. A atuação, desta quinta, foi tão eficiente que o reforço de brigadistas não precisou se deslocar para o local do foco.
Outro caso de ação direta da brigada voluntária aconteceu no último domingo (31), quando conseguiu conter mais um incêndio florestal, dessa vez, na região do ‘campo de avião’. Os brigadistas foram acionados por um morador da localidade, que viu o fogo se espalhando e, imediatamente, ligou para a brigada. Com o clima quente e seco, existe a possibilidade do fogo se espalhar rapidamente, caso não haja um combate imediato.
Na Chapada Diamantina, a preocupação é no município de Rio de Contas, onde a vegetação nas proximidades do Pico das Almas é consumida pelo fogo, devido ao difícil acesso ao local (veja aqui).
Jornal da Chapada
Mais imagens da atuação da brigada voluntária em Barra da Estiva: