Chapada: Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária reúne expositores em Jacobina

Postado em dez 16 2016 - 12:25pm por Jornal da Chapada
feira

O evento conta com a presença de representantes municipais e de organizações parceiras da cooperativa | FOTO: Reprodução/MDA |

A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território Piemonte da Diamantina terá abertura neste sábado (17), às 14h, na Praça da Matriz, em Jacobina, na Chapada Norte. Como parte da programação do evento, serão realizadas ações formativas do Curso de Lideranças da Juventude que iniciam já nesta sexta (16). Já a exposição de produtos da agricultura familiar e economia solidária tem início mesmo no dia 17 de dezembro. A feira é organizada pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), com colaboração de parceiros/as e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia.

“É uma oportunidade dos agricultores que se conhecem ‘tá’ se juntando, trocando experiências e mostrar a realidade de cada comunidade. Seja através do produto orgânico, das hortaliças ou artesanato. Eu acredito que isso nos fortalece”, explicou a agricultora Janete Rodrigues que mora em Caém e integra a Associação dos Pequenos Produtores da Fazenda Inácio João. Ela será uma das 60 pessoas que irá expor na Praça da Matriz.

A mesa de abertura oficial do evento conta com a presença de representantes municipais e de organizações parceiras da cooperativa, a feira também terá trocas de experiências, além de apresentações culturais, com presença de artistas e grupos da região, a exemplo da banda de pífanos da comunidade Pau Ferro, em Jacobina, e do samba de roda do povoado Coqueiros, em Mirangaba.

Já no domingo (18), das 8h ao meio-dia, a programação conta com oficinas temáticas gratuitas sobre adequação ao novo marco regulatório das organizações da sociedade civil; sementes crioulas; bem como, agroecologia e produção vegetal. Também será realizada uma roda de conversa sobre crise política e retrocessos nos direitos sociais, a fim de dialogar sobre a conjuntura política no contexto Semiárido e brasileiro. Para participar das atividades não é necessário fazer inscrição prévia. Com informações de Assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.