Nesta quinta-feira (2) acontecerá em Lençóis, na Chapada Diamantina, a procissão do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, santo padroeiro dos garimpeiros. Ela é considerada uma das maiores tradições ligadas à cultura garimpeira da região e atualmente está em processo de registro como patrimônio cultural imaterial nacional. Desde o dia 31 de janeiro, ruas e praças do centro histórico são enfeitadas com bandeirolas e palhas de coqueiros.
Na quarta-feira (1º) foi realizada uma alvorada com queima de fogos, distribuição de bandeirolas e cortejo acompanhado pela Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis. O ápice da festa acontece no dia 2, com realização de Missa Campal às 10h e a Procissão, no final da tarde. A Sociedade União dos Mineiros, grupo de baianas, Marujada, Reisado dentre outras manifestações culturais de Lençóis se unem a uma multidão de devotos que acompanham todo o ritual pelas principais ruas do Centro Histórico de Lençóis.
História
O dia 2 de fevereiro marca a chegada da imagem do Senhor dos Passos a Lençóis, em 1852. Após um longo percurso marítimo e fluvial, de Portugal a Salvador, em seguida até a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, a imagem seguiu pelo Rio Paraguaçu e depois pelo Rio Santo Antônio, até o porto fluvial a cerca de doze quilômetros de Lençóis. Consta que a imagem foi recepcionada e levada em procissão pelos garimpeiros até Lençóis, onde foi construída uma Capela em 1855 para abrigá-la. Jornal da Chapada com informações de Assessoria.