O deputado estadual e vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e tecnologia e Serviço Público, Heber Santana (PSC) comemorou a sanção da lei de reforma do ensino médio, pelo presidente Michel Temer (PMDB), na última quinta-feira (16). Entre as mudanças estão a flexibilização curricular, que garante uma divisão entre conteúdos comuns e assuntos específicos, a depender da escolha do aluno, além da ampliação da carga horária e a formação técnica dentro da grade do ensino médio.
“Essas mudanças são fundamentais para o desenvolvimento do cidadão. Não podemos continuar pensando numa educação engessada, ela precisa ser flexível. Ainda vão continuar as matérias obrigatórias, e, que são essenciais, como português e matemática, mas precisamos também assegurar às comunidades indígenas o ensino de línguas maternas”, destaca o parlamentar.
Conforme o deputado, outro destaque foi a inclusão de disciplinas obrigatórias como artes e educação física, filosofia e sociologia, essas duas últimas tinham sido excluídas. “Precisam delas para uma formação educacional de qualidade. Devemos pensar na educação como um todo”, completa. O novo ensino médio estará implementado em todo o país a partir de 2019. O relator da matéria foi o senador Pedro Chaves (PSC-MS).