Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cachoeirão e Ribeirão do Meio também encantam com volume de água após chuvas

foto
Cachoeirão por baixo depois das fortes chuvas que caíram na Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução |

Dois pontos turísticos distintos e distantes um do outro estão cheios após as chuvas que caíram nos últimos dias em toda a Chapada Diamantina. O Cachoeirão, que fica na trilha do Vale do Pati, mais precisamente no Vale do Cachoeirão, em Andaraí, e o Ribeirão do Meio, em Lençóis, encantam com seus volumes de água. Em vídeos divulgados em redes sociais, o nome Cachoeirão faz jus ao ponto turístico.

O nome é um batismo carinhoso dos nativos já que o local é um corredor de paredões, de 300 metros de altura, cercado de cachoeiras. Contando todas as quedas d´água, incluindo as duas mais volumosas, são oito cachoeiras caindo na mesma área.

Leia também
Chapada: Lajedinho começa a se reorganizar após temporal do fim de semana
Chuvas devem continuar na Bahia e temperatura mínima deve chegar aos 16°C na Chapada Diamantina
Chapada: Cachoeira da Fumaça impressiona com volume de água que ganhou da chuva; confira
Chapada: Cachoeira do Buracão encanta ainda mais com o volume de água após as chuvas

Confira vídeos do Cachoeirão gravados por Marcos Venício
Cachoeirão por baixo

Cachoeirão por cima

Como os frequentadores sabem, a trilha do Vale do Pati é de difícil acesso e essa formação de quedas d’água só existe quando chove, como está acontecendo nestes últimos dias e pode chegar a formar até 21 quedas. Os vídeos do Cachoeirão ‘bombando’ foram registrados no último domingo (2), pelo guia Marcos Venício. Existe a opção de fazer a trilha do Cachoeirão por baixo e por cima.

Não é nada fácil chegar ao Cachoeirão por baixo, são 17 quilômetros por dentro da mata, e mais três quilômetros de muita pedra. Após entrar na parte mais difícil do caminho do Cachoeirão, a caminhada continua pelo leito do rio, se equilibrando entre as pedras grandes e bem escorregadias.

Ribeirão do Meio com muita água da chuva | FOTO: Reprodução/Pedro Paulo da Silva |

Ribeirão do Meio
O Ribeirão do Meio, em Lençóis, é outro ponto turístico que ganhou volume de suas águas com as últimas chuvas. Um dos locais preferidos dos residentes de Lençóis para relaxar e nadar, o pico possui uma trilha leve e agradável a três quilômetros da cidade (aproximadamente uma hora), um poço perfeito para nadar e um tobogã natural.

Em determinado ponto da trilha é possível ver antigas ‘Tocas de Garimpeiro’, local usado pelos mineradores como abrigo enquanto estavam garimpando. Com as chuvas intensas, o tobogã ficou ainda mais forte e o poço cheio para a alegria dos turistas.

Jornal da Chapada

Leia também
Chapada: Mais de 100 famílias desabrigadas em Lajedinho após chuva; Otto pede celeridade a Rui
Campanha da Cipe na Chapada Diamantina arrecada donativos para desabrigados em Lajedinho
Chapada: Volume da Cachoeira do Ferro Doido deixa turistas boquiabertos em Morro do Chapéu
Chapada: Tromba d’água é registrada em vídeo no Rio Piaba entre Andaraí e Mucugê; confira

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas