O primeiro monólogo escrito e interpretado por Caco Monteiro, ‘Godó, o Mensageiro do Vale’, irá ser apresentado no Teatro do Sesi, no Rio Vermelho, bairro da capital baiana, nos próximos sábado (8) e domingo (9), com ingressos a R$ 25, a meia-entrada, e R$50, a inteira. A peça tem direção do inglês John Mowat, e teve sua estreia nacional na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA).
A ficção é inspirada em fatos reais, acontecidos no Vale do Pati, na Chapada Diamantina, entre os anos de 1937 e 1985. Época em que os moradores locais foram obrigados a se mudar após um decreto governamental que proibiu o cultivo do café, na década de 60. Mais do que dialogar com questões socais e antropológicas, ‘Godó’ é uma imersão no mundo mágico de uma região que se manteve praticamente isolada da civilização.
Com uma narrativa que usa do recurso do flashback, Godó, aos noventa anos, leva o espectador ao seu mundo, retornando a infância, ao convívio com o pai e da mãe, além da galinha Zenaide e do amigo imaginário Biziu. “O contador de histórias Godó tem algo mágico, algo que encanta as pessoas, algo fabular”, disse o ator. Jornal da Chapada com informações da Secult e Tribuna da Bahia.