As inscrições para a 1ª Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres estão abertas até o dia 26 de maio através do site www.mostraelas.com gratuitamente. O evento acontece entre os dias 17 a 20 de agosto, na Sala de Arte da UFBA, em Salvador. Serão aceitos curtas e longas-metragens de todos os gêneros, finalizados em formato digital entre 2015 e 2017, dirigidos ou codirigidos por cineastas brasileiras, e que não estejam disponíveis em canais de TV ou nenhum veículo online.
As participantes devem enviar um link do filme, hospedado em sites que compartilhem vídeos em formato digital, e o login e senha, caso necessário. Em algumas situações específicas, será aceito o envio da cópia do filme em DVD. Podem participar todas aquelas que se identificam com a identidade de gênero feminino. O regulamento completo já está disponível no site do evento.
No total, 30 filmes serão selecionados para compor a mostra, que também contará em sua programação com mesas de debate, oficina de roteiro e consultoria de projetos de filmes. A lista das obras selecionadas será divulgada até o dia 7 de julho no site do evento. A Mostra Elas tem um caráter cultural e não competitivo.
A Mostra
A 1ª ‘Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres’ busca criar um espaço de visibilidade, valorização e difusão de filmes realizados por cineastas brasileiras, além de discutir o papel das mulheres na história do cinema brasileiro. Conta com a realização da Giro Planejamento Cultural, e com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
“Algumas décadas atrás, a direção cinematográfica era um posto quase que exclusivamente ocupado por homens. Hoje, cineastas mulheres são cada vez mais numerosas e responsáveis por levar ao público novas formas de enxergar o mundo, individual e coletivo”, explica Luciana Lemos que assina a curadoria da mostra juntamente com Emanuella Rodrigues. De acordo com dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o percentual de mulheres que dirigem filmes lançados no Brasil aumentou de 14,7% em 2015 para 20,3% em 2016. Jornal da Chapada com informações da SecultBA.