O município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, tem belezas naturais impressionantes. E muita gente conhece, mesmo que só de ouvir falar, as Cachoeiras do Buracão e da Fumacinha, esta última localizada entre Ibicoara e Mucugê. Mas entre as duas formações geológicas famosas está um atrativo interessante, a região do Rio Jiboia. Essa área está localizada entre o Baixão de Ibicoara e a Cachoeira do Buracão.
O rio é um dos mananciais mais importantes da região e abastece também o rio Paraguaçu. Em uma travessia de cerca de 14 quilômetros é possível cruzar três tipos de biomas, o cerrado, a caatinga e mata atlântica. Na caminhada, os visitantes podem admirar pinturas rupestres e ter um dos melhores banhos da Chapada em poços gigantescos.
Veja mais imagens
Vale o destaque para o Poço Redondo, Passagem do Norato, a Travessia do Cupim e o Poço da Traíra. No local é possível encontrar belezas da fauna e da flora da Chapada Diamantina. Não é difícil, por exemplo, encontrar pegadas de onça e raposa durante o trajeto. Por ser uma área extremamente selvagem é indispensável e obrigatória a contratação de guias para a trilha.
O guia Genival, do povoado do Brejão, foi o responsável pelo desenvolvimento desse roteiro e oferece a caminhada em um dia, ou com um trekking de três dias, passando também pela Cachoeira da Fumacinha e do Buracão. Jornal da Chapada com informações de assessoria.