A Segurança Pública foi o tema de uma audiência aberta à população realizada pela prefeitura de Nova Redenção, município da Chapada Diamantina, na semana passada. A audiência pública foi uma indicação do secretário municipal de Administração do ‘Governo da Reconstrução’, Abiackel dos Anjos, e permitiu o debate sobre violência, principalmente contra a mulher, poluição sonora, abuso de autoridade policial e criação da Guarda Municipal, dentre outros assuntos.
A mesa foi composta pela prefeita Guilma Soares (PT), pelo advogado, ex-prefeito e líder político Ivan Soares, mediador da audiência, pelo secretário de Administração Abiackel dos Anjos, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Wherbiston dos Anjos, representantes das igrejas católica e evangélica, irmã Valmir e pastor Edenilton Ribeiro, delegado de Polícia Civil Dr. Azevedo, sub-tenente Eliomar, representando a 42ª CIPM de Lençóis e o Comandante do DPM Sgtº Orlando.
Após os diálogos, depoimentos e debates foram encaminhados a criação de um Conselho Municipal de Segurança e metas para seu desenvolvimento, um Projeto da Lei Honrarias para policial destaque, além de um Plano de Ação sobre Segurança Pública. Segundo o secretário de Administração, “o projeto para a criação da Guarda Municipal já foi encaminhado para a Câmara de Vereadores”. Após a sua implantação, deverá ser realizado um processo seletivo e a posterior capacitação dos guardas.
Jornal da Chapada