O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), beneficiará mais de 50 mil pessoas com a entrega, nesta segunda-feira (17), da adutora Queimadas/Santaluz, a partir de captação e jusante da Barragem do Camandobora (Rio Jacurici – Afluente do Itapicuru). Os investimentos foram da ordem de R$ 3,3 milhões. Conforme explica o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, os municípios dependiam de um sistema implantado na década de 80 – tendo como manancial o Rio Itapicuru, cuja baixa disponibilidade hídrica representava risco iminente de colapso.
“O volume reservado da Barragem Leste, onde atualmente é feita a captação de água, era insuficiente para manter o abastecimento, o que ocasionaria em forte restrição de oferta ou até mesmo suspensão total do fornecimento de água. E por determinação do governador Rui Costa a Sihs, a Embasa (empresa vinculada à pasta), em caráter emergencial, uniram todos os esforços para tirar essa obra do papel, que mudará a realidade de milhares de pessoas, garantindo as gerações atuais e futuras o fornecimento de água tratada em qualidade e quantidade suficientes para o desenvolvimento da população”, comemorou, reforçando, que o Ministério da Integração liberou os recursos necessários para intervenção, após negociação direta entre ele e o ministro Helder Barbalho.
E não para por aí. No mesmo dia serão autorizados ainda os lançamentos dos editais de licitações para extensão da rede de abastecimento de água para as localidades de Ponto Novo, Salgado, Vila Gonzaga, Limoeiro e Baixa Nova, Lameiro, Piauí, Sobradinho e Baraúna, localizadas em Riachão do Jacuípe; bem como para implantação de sistema de abastecimento água para as comunidades de Cana Verde, Tamburil, Tabuleiro da Vertente, Salgado e Caracol, em Serrinha. “De forma a levar cada vez mais água para os baianos”, comemorou Peixoto.