Um dos maiores planos de saúde do Brasil está perto de se tornar também um dos mais modernos. Esta é a missão dada pelo Governo do Estado ao Planserv, que lança, em agosto, licitação para contratar uma empresa especializada para aprimoramento da gestão do plano dos servidores públicos estaduais. Mais forte e moderno, o Planserv vai melhorar a assistência e o atendimento a 500 mil servidores do Estado e seus familiares. O Termo de Referência da contratação da empresa já está disponível no site comprasnet.ba.gov.br.
“A gestão da assistência permanecerá sob o comando do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração [Saeb]. A contratação desse apoio operacional visa principalmente otimizar a gestão do Planserv, tornando-o melhor para seus beneficiários”, afirmou a coordenadora-geral do plano, Cristina Cardoso.
Esse e outros pontos foram esclarecidos em audiência pública realizada em Salvador, na última terça-feira (18). Participaram do encontro, conduzido por Cristina Cardoso, representantes de empresas locais e de outros estados que, até a data de publicação do edital, podem enviar questionamentos a respeito do assunto para o endereço [email protected].
Fortalecimento do Planserv
Com o apoio operacional, o Planserv visa garantir sustentabilidade de longo prazo; atualização científica e tecnológica; qualificação e especialização dos serviços; modernização e integração de processos, sistemas e serviços; software com performance adequada e ferramenta de Business Inteligence (BI); análise preditiva da sinistralidade; ampliação da capacidade operacional; melhoria na assistência com ganhos na saúde do beneficiário e aprimoramento nos mecanismos de controle.
A empresa a ser contratada disponibilizará software com ferramentas gerenciais, táticas e operacionais para gestão de plano de saúde; prestação de serviços de consultoria para aprimoramento da gestão; implementação e operacionalização de programa integrado de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos. Todo o controle da gestão do Planserv continuará com o Governo do Estado, portanto a contratação da empresa não representa terceirização ou privatização da assistência.
Avanços na gestão
O software a ser implantado permitirá conectividade com a rede prestadora, auditores, colaboradores do Planserv, médicos e beneficiários. Com o maior controle, será possível avaliar e validar a consistência, coerência, unicidade e formato de dados. “O sistema vai permitir a integração completa com sistemas e bases de dados do Estado que controlem as informações de beneficiários e prestadores, o que vai favorecer a melhor gestão do plano”, diz a coordenadora.
Os ganhos também incluem o acompanhamento do desempenho dos prestadores, permitindo acesso para consulta de informações e acompanhamento de demandas. Serão avaliados, sistematicamente, a documentação e os serviços assistenciais da rede de prestadores, considerando os níveis de resolubilidade, segurança, complexidade e conforto para o beneficiário, o que contribui para a qualificação da rede de serviços oferecida pelo plano.
Aproximação com o beneficiário
O trade da saúde como um todo trabalha hoje não só no âmbito assistencial, mas, e principalmente, na promoção da saúde e prevenção de agravos. “A implementação dessa medida foi motivada não só pela necessidade imperiosa de ajustar tecnicamente o Planserv a um modelo gerencial adequado às suas demandas atuais, mas, sobretudo, pela determinação em promover a saúde e prevenir os agravos aos seus beneficiários, o que vamos conseguir conhecendo melhor os seus perfis”, destaca Cristina Cardoso.
Esse conhecimento será aprimorado com a implantação do novo software, já que o sistema atual encontra-se defasado – data do início do ano 2000 – e não comporta mais as novas demandas e funcionalidades. Com o novo sistema, será possível manter atualizado o cadastro de beneficiários, realizar a movimentação cadastral, permitindo que a mesma seja efetuada via web, digitalizar a documentação cadastral e disponibilizá-la para acesso online.
O novo sistema vai possibilitar o rastreamento do perfil de utilização da assistência, o que irá municiar o Planserv na implantação de programas de saúde de acordo com as linhas de cuidado mais solicitadas. Também serão desenvolvidas ações de conscientização e promoção da saúde, além de monitoramento contínuo dos beneficiários identificados na estratificação, nas faixas de maior risco, segundo as linhas de cuidado definidas pelo Planserv.
“A meta é implementar e manter cuidado integrado ao paciente, que será monitorado permanentemente, através do registro das informações clínicas e gerenciais”, acrescenta a coordenadora. Outras vantagens da medida são a criação de um portal de serviços e site na web, o desenvolvimento de um aplicativo móvel e a implantação de uma Central de Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.