Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Suíca visita Boa Vista do Tupim e participa de festa do Sem Teto Nova Olinda 2

foto12
O vereador de Salvador Suíca com os edis de Boa Vista do Tupim: Neto do MST, Olavo e Thácio, a presidenta do PT local, Iana Fraga, e o representante do MST da Chapada Diamantina, Leandro | FOTO: Jornal da Chapada |

A noite do último sábado (3) foi de festa para as mais de 600 famílias do bairro Sem Teto Nova Olinda 2, periferia do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina. Para comemorar os seis anos de resistência dos moradores locais, foi organizada uma festa que contou com a colaboração e presença de diferentes lideranças políticas, de movimentos sociais e sindicais do município, da região e do estado, a exemplo dos vereadores José Francisco Correia Neto (PT), o popular Neto do MST, Olavo Santos de Oliveira (PCdoB) e Thácio Antonio Reis (PT). O evento foi prestigiado também pelo coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Leandro do MST, coordenador da Brigada Zacarias, a presidente do PT local, Iana Fraga, e o sindicalista, ativista social e vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT), além de diversos segmentos da comunidade tupinense.

A festa começou com discursos anunciados pelo locutor Marcondes, onde cada liderança falou da luta das famílias desde a ocupação da área, ocorrida em 15 de agosto de 2011 até os dias de hoje. Além da comemoração do aniversário do bairro, os moradores do Sem Teto Nova Olinda 2 comemoraram também a implantação do projeto de energia instalado por meio do programa ‘Luz Para Todos’. O bairro possui poucas casas construídas com recursos próprios das famílias, já que ainda não foram contempladas por nenhum programa habitacional, nem local, estadual ou federal.

Maria José dos Santos Pires, uma das beneficiadas pela implantação da energia na comunidade, com o vereador soteropolitano | FOTO: Jornal da Chapada |

“Esse projeto de energia é também uma conquista nossa, já que foi pautado quando eu era secretário de Agricultura e Reforma Agrária do município na gestão do ex-prefeito Gidu [PT]. A energia elétrica chegou, mas infelizmente só contemplou 80 famílias, já que a Coelba não instala padrão em barracos e hoje, só tem edificado no bairro essas 80 casas que foram construídas pelas famílias. Mas estamos animados, pois a energia serviu também de incentivo para as outras famílias buscarem a construção de suas casas”, informa o edil Neto do MST, que é líder da oposição na Câmara de Boa Vista do Tupim. Os vereadores oposicionistas Olavo e Thácio seguiram a mesma linha do discurso e ratificaram o apoio ao líder Neto e destacaram que vão continuar atuando para melhorar a qualidade de vida das pessoas no município.

A chegada da energia elétrica veio beneficiar famílias como a de dona Maria José dos Santos Pires, que já possui a posse do lote onde foi construído a sua residência há 6 anos. Ela conseguiu por doação realizada pela prefeitura por meio de um projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo na administração do ex-prefeito Gidu do PT. A preocupação das famílias assentadas na área hoje, é que o atual prefeito do município consiga uma reintegração de posse da área – já que o projeto de lei que autoriza a doação está sendo contestado na Justiça em uma ação eleitoral.

Populares e membros da comunidade do Sem Teto de Nova Olinda 2 acompanharam os pronunciamentos dos políticos presentes | FOTO: Jornal da Chapada |

“Recentemente houve um julgamento desse processo e agora em setembro vai haver outro. Mas já estamos preparados para resistir, se a Justiça não se sensibilizar com a causa desse povo sofrido que vive aqui, estamos preparados para ganhar as ruas e cobrar apoio da sociedade e das autoridades competentes. Vale informar que o prefeito Dinho [PSDB] já tem problemas com os Sem Tetos do município, já que em 2004 mandou tocar fogo em um acampamento e vem tentando retirar um outro; o Sem Teto Nova Esperança, com 450 famílias acampadas”, completa Neto.

Em seu discurso, o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca falou da resistência dos moradores, do apoio dado pelos vereadores, principalmente de Neto do MST, que organizou as famílias em associação para a ocupação, fez a assistência logística e vem defendendo todo o momento. Suíca ressaltou a importância de fazer de novo Lula presidente, de reeleger Rui Costa governador da Bahia e Jaques Wagner para senador, “para que o povo continue sendo beneficiado com os programas sociais de segurança alimentar, habitacionais, energia, água e outros”. O edil soteropolitano ainda salientou a importância de reeleger o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), para defender as causas das minorias no Congresso.

Os vereadores Suíca e Neto do MST. O primeiro líder do PT na Câmara em Salvador, o segundo líder da oposição na Câmara de Boa Vista do Tupim | FOTO: Jornal da Chapada |

“É preciso retomar a democracia neste país e fazer com que o Congresso Nacional, a Presidência da República e seus ministérios passem a servir ao povo pobre deste país e não aos ricos como estão fazendo agora. Tiraram uma presidenta eleita pelo voto popular para colocar um grupo de corruptos que estão destruindo o país e fazendo ele voltar à linha da pobreza. Em um ano, os números de cortes de benefícios sociais e de pessoas que passaram de pobres para ser extremamente pobres cresceram significativamente. Em Salvador isso é nítido, mas no interior é descomunal. Temos que trabalhar e fortalecer os movimentos sociais, populares, sindicais e o nosso partido, para que possamos retomar o posto maior da República com Lula presidente, assim vamos retomar o crescimento e voltar a ajudar ainda mais o povo”, frisa o parlamentar.

Em relação às demandas da comunidade, o vereador de Salvador garantiu que vai buscar solucionar as questões para que as mais de 600 famílias do Sem Teto Nova Olinda 2 se estabeleçam em um bairro com toda a infraestrutura que deve ter. “Vamos acompanhar de perto todo o processo, oferecendo assessoria jurídica, vamos buscar a implantação da água, que é um direito de todos e lutar para que as famílias sejam beneficiadas com Programas Habitacionais”, completa Suíca. Vale ressaltar, que depois dos discursos das autoridades, os Sem Tetos do Nova Olinda 2 e visitantes comemoram as conquistas com shows das bandas ‘Fogo de Munturo’, Cléo Trapiá e Alex Ouro.

Jornal da Chapada

Veja como foi a festa em Boa Vista do Tupim

1 / 25

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas