O livro ‘Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia’, uma publicação que reúne artigos de 21 autores e tem como organizadores Cléia Costa dos Santos e Sergio São Bernardo, será lançado no próximo dia 14 de setembro, às 9h30, no Foyer do Teatro Castro Alves (TCA). Nesta obra, os autores demonstram a pluralidade e a diversidade de vozes que contribuíram e contribuem para a efetividade do estatuto, quer consagrou-se como sendo a lei da agenda das lutas de resistência.
Em suas reflexões os autores deixam claro que a Bahia deu o exemplo que é possível construir o seu arcabouço legal, de forma participativa, na medida em que, posto o projeto à discussão, o movimento social, a academia, os pensadores e articuladores sociais da pauta da igualdade substantiva foram chamados para o debate, para as contribuições, resultando no texto avançado e pontuado de ações afirmativas.
Os comentários seguiram idêntica trajetória. Foram chamados 21 estudiosos do tema para compartilharem da análise do texto referência, marco legal e legítimo, do enfrentamento ao racismo estruturante da sociedade brasileira e baiana, verdadeiro farol no avanço das políticas públicas necessárias para a igualdade substantiva almejada. A obra tem o apoio do Instituto Pedra de Raio.
Editado pela Ceala, o livro, segundo seus organizadores, será também uma fonte de pesquisa, fomentador de debates, de acesso a toda a sociedade e a compreensão que desse ponto de partida mais avanços poderão advir para o sistema normativo baiano e brasileiro. As informações são de assessoria.
Serviço
O quê: Lançamento do livro “Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia” , com ensaio aberto da OSBA na sala principal o TCA e apresentação dos cantores Graça Onashilê e Tonho Matéria.
Onde: Foyer do Teatro Castro Alves – TCA
Quando: 14 de setembro de 2017, às 9h30