A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) entregaram a nove brigadas de sete municípios da região oeste 141 kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de combate a incêndios florestais, totalizando 1.615 itens. O material beneficia Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Angical, Formosa do Rio Preto, São Desidério, Mansidão e Baianópolis.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, realizou a entrega no domingo (29), na Unidade Regional do Inema de Barreiras, em encontro de articulação do Programa Bahia Sem Fogo, com a presença de brigadistas, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), prefeitos, secretários municipais, produtores rurais, ambientalistas e representantes de comunidades tradicionais e de Comitês de Bacias.
“Esse é mais um esforço para transformar o Programa Bahia Sem Fogo em uma política permanente e cada vez mais robusta. Dinamizamos a contratação e liberação de aeronaves, sendo que duas estão atuando aqui no oeste, também investimos em ações educativas de prevenção e realizamos agora essa entrega. Esperamos que seja um suporte para o trabalho dos brigadistas e que represente nosso reconhecimento. Nosso objetivo é somar forças, criar um clima sinérgico para atuarmos em conjunto”, disse o Reis.
O gestor reforçou a necessidade de fortalecer ações permanentes de convívio com o potencial que várias regiões da Bahia têm de ocorrência de incêndios florestais. Sinalizou ainda o investimento de R$ 1,6 milhão em equipamentos para as brigadas voluntárias do estado, sendo que os municípios do oeste e da Chapada Diamantina já foram contemplados. Os kits doados pela Sema/Inema são compostos por fardamentos individuais (gorros, máscaras, capacetes, botas, cantis, mochilas, óculos, luvas de bombeiros, isolantes térmicos, balaclavas e luvas vaquetas), além de ferramentas para combate e prevenção das chamas, como facões, foices, abafadores, pás, rastelos, enxadas, lanternas e bombas costais.
Participaram do encontro, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, o vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão, Julio Busato, o comandante do 17 Grupamento do CBMBA, major Lusquinhas, o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Luiz Ferraro, a chefe de gabinete da Sema, Iara Icó, o coordenador da UR do Inema de Barreiras, Saul Reis, entre outras autoridades e representações. Os brigadistas presentes reforçaram a importância da educação ambiental para a prevenção.
“Trabalho há sete anos com isso, e vejo que nossa arma maior é a conscientização. Sabemos que todo ano tem incêndios, algumas vezes provocado, mas também ocorre do próprio do bioma. Então, na nossa cidade fizemos um viveiro para fazer o reflorestamento, e temos cercado as nascentes para dar maior proteção”, disse o chefe da brigada de São Desidério, Celso Arlan. Para Maria Jacinta Cunha, responsável pela brigada voluntária de Formosa do Rio Preto, “os equipamentos dão maior condição de trabalho aos brigadistas e são um incentivo inicial para este trabalho que tem muitos desafios”. As informações são da Sema.