CidadesCuriosidadesMenu PrincipalMundo

#Brasil: Projeto de Lei quer que montadoras extingam os pneus estepes temporários

lei
A proposta tramita no Congresso acompanhada de uma emenda do deputado Fábio Mitideri (PSD-SE) | FOTO: Reprodução/Gazeta do Povo |

Um projeto de lei aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados estabelece que as montadoras instalem um estepe idêntico nas dimensões aos pneus originais do veículo, seja ele nacional ou importado. Em outras palavras os estepes de uso temporário, menores e mais fáceis de manusear, terão seu uso proibido caso o projeto do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) vire lei.

A proposta tramita no Congresso acompanhada de uma emenda do deputado Fábio Mitideri (PSD-SE), a qual argumenta que o equipamento auxiliar presente nos veículos saídos de fábrica atualmente possui dimensão e características distintas aos que equipam as demais rodas. Conforme o texto, tal prática “prejudica a movimentação e a segurança do automóvel… e pode trazer riscos elevados para os condutores e passageiros dos veículos.”

Além da proibição, o projeto também prevê que as fabricantes automotivas indenizem o proprietário com 10% do valor do veículo caso o pneu sobressalente seja diferente aos do carro. A proposta segue agora para a apreciação das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Jornal da Chapada com informações de Gazeta do Povo.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios