O IV Festival de Teatro da Caatinga, apoiado pela Fundação Cultural do estado da Bahia (Funceb/Secultba) acontece entre os dias 19 e 27 de janeiro no município de Irecê, que fica a 480 km de Salvador. O evento será realizado no Auditório do Colégio Modelo (Centro) e no Cine Teatro Praça Céu. Nesta edição participarão artistas e grupos de teatro de outros estados do Brasil e até de outros países como Espanha e Bélgica.
Com entrada gratuita, o evento contará com a apresentação de grupos de Salvador, Jacobina, Vitória da Conquista, Irecê, Ilhéus e Natal com as montagens selecionadas para estes nove dias de festival. Entre os espetáculos estão O Sertão é o Mundo, Cyrculando, Teodorico Majestade, O Outro Lado de Todas as Coisas, Os Javalis, entre outros.
O diretor artístico do Festival e curador da Mostra, Paulo Atto, ressalta o desafio da curadoria durante o processo de seleção das montagens, após análise das 50 propostas inscritas: “diante da qualidade dos espetáculos e da diversidade de propostas cênicas, sejam nos temas abordados e linguagens adotadas, nosso trabalho precisou ser bastante cuidadoso e minucioso”.
Sobre os temas abordados nas propostas apresentadas, Paulo complementou: “muitos dos espetáculos propostos apresentaram uma temática ligada à realidade do sertão, suas tradições e seu imaginário, exibindo falares, prosa poética e imagens sertanejas, fato que agrega valor ao nosso evento”, finaliza.
Edital
O IV Festival de Teatro da Caatinga que agita a cena artística do semiárido baiano foi o premiado no edital de 2016 – Setorial de Teatro da Funceb e está sendo realizado em parceria e apoio do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e Secretaria da Fazenda do Governo do Estado da Bahia. As informações são da Secult.
Programação:
Sexta (19) às 19:30h: Cyrculando, com a artista Pauline Zoe, da Bélgica
Sexta (19) às 20h: O Sertão é o Mundo, com Oficina de atores, de Irecê
Sábado (20) às 20h: Teodorico Majestade, com o Teatro Popular de Ilhéus
Domingo (21) às 19h: Sobejo, da Outra Cia de Teatro de Salvador; onde: Cine Teatro Praça Céu
Segunda (22) às 20h: Mós ai Quê, do Grupo Finos Trapos de Vitória da Conquista
Terça (23) às 20h: Yabás, Companhia Sarau das Seis de Jacobina; onde: Cine Teatro Praça Céu
Quarta (24) às 20h: La Novia del Viento, com Companhia Abrego Teatro, da Espanha
Quinta (25) às 20h: O Outro Lado de Todas as Coisas, do Atelier Voador
Sexta (26) às 20h: Os Javalis, do Grupo Teatro Nu
Sábado (27) às 19h: Dubididum Taratatá, do Comboio de Teatro, do Rio Grande do Norte