Escritores de diversas regiões do país estão sendo convidados para apresentarem suas obras no Salão Internacional do Livro no Rio de Janeiro. Organizado pela ZL Editora, o evento acontecerá na Casa França-Brasil, na região central da cidade maravilhosa, entre os dias 28 de março a 4 de abril. Os interessados devem se inscrever até dia 1º de março, pelo e-mail [email protected]. Além de apresentar diversas obras do Brasil e do exterior, o Salão do Livro irá promover palestras sobre literatura e o mercado editorial.
As conferências contarão com a participação de escritores e editores. Haverá também uma grande homenagem ao poeta e escritor Ferreira Gullar, falecido em 2016. A entrada para o público será gratuita. O projeto Internacional existe há mais de 7 anos e já foi realizado em Nova York (EUA), Lisboa (Portugal), Berlim (Alemanha), em algumas cidades da França e em Montreal (Canadá). Segundo a idealizadora, a escritora Jô Ramos, os salões de livros surgiram da necessidade de divulgar o autor independente e as pequenas editoras, ambos sem acesso ao circuito oficial literário brasileiro. “É um estímulo para preservação da nova literatura e dos novos autores”.
“Em quase uma década de trabalho, conseguimos reunir mais de dois mil autores. Além disso, mais de 100 mil visitantes tiveram a oportunidade de conhecer novas obras literárias de escritores independentes”, relata. Jô comenta ainda que o projeto tem conseguido divulgar de maneira mais ampla a língua portuguesa e vários autores brasileiros no exterior. “Queremos não só levar a literatura brasileira para diversos cantos do planeta. O nosso foco é dar voz e visibilidade aos novos autores”.
Serviço:
Inscrições pelo e-mail: [email protected]
I Salão Internacional do Rio de Janeiro
Data: de 28 de março a 4 de abril.
Local: Casa França Brasil
Endereço: R. Visc. de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro
Conferências já confirmadas:
– Mesa redonda sobre Ferreira Gullar, homenageado do Salão Internacional do Rio. Mediador Carlos Barbosa da Editora Batel.
– Diversidade e Representatividade na Literatura com Ana Libâneo.
– Geração Literária – Mediadora, a autora Valéria Gravino.
– Jovens Escritores e o Mercado Editorial – Mediador Thiê Rock, produtor editorial da ZL Editora e da Editora Alta Books.
– 1968 – O Ano que Abalou o Mundo – Meio Século Depois. Mediador Carlos Barbosa da Editora Batel.