A quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, foi iniciada na última Quarta-Feira de Cinzas (14) e finaliza no Domingo de Ramos. Durante esse tempo, alguns cristãos deixam de lado a alimentação de carne vermelha, outros fazem jejum, tudo em referência ao sacrifício do Cristo na cruz e sua ressurreição, na época pascal.
Na Chapada, a tradição cristã é seguida em muitas cidades, como em Mucugê, Lençóis e Igatu – distrito de Andaraí, onde acontece o Terno das Almas. Esse rito é uma espécie de procissão onde os moradores das cidades saem à noite, vestidos com lençóis brancos, para cantar e orar pelas almas dos mortos.
O ritual de penitência, feito em homenagem ao sofrimento de Jesus Cristo e de todas as pessoas que já se foram, é uma manifestação popular, que sobrevive há séculos.
Os fiéis católicos, cada qual a seu modo, devem fazer penitência, segundo os preceitos da religião. Nesse momento, requer que eles se dediquem à oração, exercitem obras de piedade e de caridade, além de cumprir com suas obrigações, sobretudo observando o jejum e a abstinência.
Jornal da Chapada