Pelo segundo ano consecutivo, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB), participou da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, na última segunda-feira (19). Ricardo repetiu o gesto, do qual é pioneiro, e destacou a parceria com a Casa. Ele também saudou os vereadores veteranos e novatos, eleitos para o mandato até 2020. Mascarenhas, falou sobre a importância da integração entre os poderes públicos a serviço da comunidade. O prefeito reiterou ainda o diálogo permanente que mantém com o Legislativo. Falou em “respeito mútuo” e “na autonomia de cada Poder e o sentimento compartilhado de trabalhar por Itaberaba em função de melhorar a vida das pessoas”.
O chefe do Executivo fez um balanço das atividades desenvolvidas durante essa gestão e pontuou o trabalho marcado pelo comprometimento com as causas sociais, como prioridade da administração municipal. O prefeito Ricardo informou que tem conversado com diversos segmentos da sociedade, grupos constituídos, sindicatos e associações, e várias reuniões têm acontecido durante os primeiros dias do segundo ano da gestão ‘Cidade de todos’. “Isto é um jeito de discutir problemas e buscar soluções viáveis à cidade que todos merecem”.
O ‘Mutirão da Saúde’, inclusive, foi criado a partir desses debates. “O primeiro na história de Itaberaba, realizado com recursos próprios do município”, afirmou. O mutirão realizou 2 mil consultas e exames médicos, em diversas especialidades. Seu objetivo foi zerar as demandas de procedimentos médicos, já solicitados nos postos de saúde, ainda não realizados. “Estamos priorizando, junto à Secretaria Municipal de Saúde, todas as demandas existentes, de todas as especialidades”, concluiu.
Educação
Abordando outro tema sensível à atual gestão, a Educação, o prefeito informou que a administração já realizou, “de forma responsável e transparente, todas as Licitações necessárias para investir, da melhor forma possível, na prestação dos serviços da comunidade escolar”. Neste período, a prefeitura realizou o levantamento diagnóstico da Educação em Itaberaba que demonstrou que ela precisa avançar em todos os índices, para qualificar ainda mais a Rede Municipal de Ensino que hoje atende a mais de 11 mil estudantes.
Destacou as ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura já realizadas por sua gestão, como: a construção de cisternas nas escolas da zona rural; a reforma da Central Municipal de Alimentação e a promoção de frentes de serviços para reformas emergenciais de todas as unidades escolares do município.
Cidade amiga da criança
O gestor lembrou que, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, o município aderiu ao Programa Criança Feliz, do governo Federal, que vai contemplar, inicialmente, 200 crianças. Além desse Programa, o prefeito aderiu, também, ao Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, que busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Importantes obras estruturais
Durante estes 51 dias, a prefeitura realizou ações de infraestrutura para beneficiar diretamente as populações mais carentes. Como é o caso do bairro Alameda das Umburanas II, que receberá um investimento de R$1 milhão, oriundos de emenda do senador Otto Alencar.
O prefeito destacou, ainda, que a prefeitura tem feito ações de limpeza, com a Patrulha Mecanizada, em todos os povoados da zona rural; que garantiu água potável para 400 pessoas; e que está entregando 900 certificados do Cadastro Ambiental Rural que possibilitarão acesso ao crédito para os pequenos produtores.
Feira Nova
A administração municipal está trabalhando para revitalizar os espaços na Feira Nova. Para isto, levará três secretarias para o local, Saúde, Cultura e Agricultura, como estratégia para aquecer a economia da localidade. O prefeito lembrou os projetos que serão implantados lá, como o asfaltamento, a iluminação e o estacionamento calçado. Ainda na Feira Nova, está em andamento a revitalização da área de carnes e a instalação de uma câmara frigorífica.
Ricardo concluiu o seu discurso fazendo uma análise da conjuntura político-econômica do país, ressaltando que, mesmo diante da crise que se aprofunda com ameaças a direitos sociais, taxas de desemprego e inflação altas, “Itaberaba segue, com sinais claros de que não ficou esperando a crise passar”, afirmou. Jornal da Chapada com informações de assessoria.