A Unidade de Saúde da Família (USF) da sede do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, iniciou na noite da última quinta-feira (22) o projeto ‘Saúde do Homem’, com atendimentos voltados ao público masculino. O evento contou com palestras sobre qualidade de vida, testes rápidos de HIV, sífilis, Hepatite, aferição de pressão e atendimentos nutricional e de enfermagem.
“A maioria dos homens trabalha durante o dia e o atendimento noturno facilita o acesso deles a unidade de saúde. O objetivo é incentivar o homem a se cuidar cada vez mais”, explica a enfermeira e autora do projeto, Amanda Andrade. O pedreiro Vangevaldo Alves, 44 anos, falou da importância do projeto. “Não costumo ir ao médico, mas essas ações me motivam a procurar me cuidar. Ótima ação da equipe de saúde”, disse.
O homem mais velho da noite, o aposentado Domingos José dos Santos, 88 anos, fez questão de estar presente na unidade. “Sempre vou ao médico. O velho quer viver um pouco mais”, conta aos risos. O projeto ‘Saúde do Homem’ terá outras etapas durante o ano, em Itaetê, sempre com ações voltadas ao público masculino. As informações são de assessoria.
Veja imagens da atividade