A situação das mais de 1,8 mil famílias que ocupam área de fazenda inativa da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Iraquara, na Chapada Diamantina, voltou a ser destaque com a cobrança de regularização que foi entregue ao governador Rui Costa (PT) sobre o assunto. Na verdade, a situação está longe de ser resolvida. Enquanto isso, a população se encontra vulnerável a ação de criminosos que furtam objetos e materiais de quem está ocupando o ‘Estadão de Iraquara’, como foi denominado o acampamento. Os manifestantes querem que o governo da Bahia libere a área, para que eles continuem construindo suas casas e passem a viver desta terra.
No próximo domingo (11), os manifestantes vão realizar um mutirão para a reconstrução das casas que foram destruídas em uma ação política de reintegração de posse. De acordo com o líder do Movimento dos Sem Teto (MSTS), Mourival José de Souza, as famílias estão confiantes e aguardam uma resposta positiva do governador. “No dia 11 de março vamos fazer mutirão para reconstrução de moradias para famílias que estão morando de favor ou aluguel. Com direito a feijoada patrocinada por amigos e companheiros que nos auxiliam nessa luta”, salienta o líder.
Conforme o advogado Gilmário Machado, as famílias seguem suas estratégias para permanecer no local. Ele defende que elas têm o direito a ter sua casa própria. “A ideia é que estás pessoas permaneçam no local acampadas até que o governo resolva a situação em definitivo. Ameaças e covardias para tentar tirar as famílias desta área inativa do governo serão retaliadas. A gestão municipal de Iraquara não tem essa moral toda com o governo, que vem pregando de forma alardeada, até porque as terras já foram negas ao município. Querem o terreno para especulação imobiliária na região”, completa. “Existimos e temos direitos à terra”, finaliza Machado.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Retirada de casas em área do governo estadual revolta famílias em Iraquara; confira fotos e vídeos
Chapada: Prefeito de Iraquara grava áudio e culpa o governo Rui por retirar famílias de área ocupada
Chapada: Famílias retomam terreno do estado em Iraquara e traçam estratégias para permanecer no local