A Chapada Diamantina será palco de um evento que mistura cultura, esportes e conscientização. É o ‘Conecta Chapada – natureza e arte de todas as tribos’, que fará uma homenagem à caixa d’água da Bahia, o Rio Paraguaçu, nos dias 20 e 21 de abril, em Andaraí. O município, balneário do rio, contará com vôlei de praia, futevolêi e esportes aquáticos, como o Stand Up Pedal.
Na programação também haverá espaço para oficinas de dança, teatro e apresentações do Cortejo Cultural, que levará manifestações do município e da região, como a Marujada, Terno de Reis, Festa do Divino, e o reisado composto só por mulheres, denominado ‘As Pescadoras’. A história da Chapada, principalmente falando das lavras de Mucugê, Andaraí, Palmeiras e Lençóis, será contada em palestra do evento.
Segundo a organização será feito um trabalho de reforço à conscientização ambiental com palestras voltadas para o tema. Na tenda Rio Paraguaçu serão oferecidas oficinas de dança, capoeira, teatro, sem contar com a exposição do fotógrafo Rui Rezende, ‘De onde vem a água que você bebe’, exposição sobre o Paraguaçu.
A partir das 19h da sexta (20) acontecem apresentações musicais de artistas consagrados e da região também, como a banda de RAP ‘Os diamantinos’ e a Banda Sincorana, ambas de Andaraí, Suingue Samba e Jorge Rustom. Também se apresentam no evento a banda de reggae Adão Negro, Mariene de Castro, Armandinho Macedo, Zeca Baleiro, Quinteto Sanfônico do Brasil, O micro-trio da banda forró Estakazero, o Estaka Elétrico, anima os presentes no sábado (21), no período da tarde, saindo do Floris até próximo ao Paraguaçu.
“O Conecta Chapada pretende fazer com que através das artes e do esporte as pessoas se conscientizem e se preocupem com a preservação dos mananciais hídricos nesta importante região. Queremos que as pessoas saiam de lá mais conscientes do seu papel e sua responsabilidade com a natureza em qualquer lugar do mundo”, disse o curador musical e idealizador do projeto, Targino Gondim.
Fotos de Andaraí
Andaraí
Localizada na região central do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a cidade encanta com seus prédios do século XIX. Do local, é possível conhecer diversos atrativos naturais da região, como o Poço Encantado, o pantanal Marimbus e a Gruta da Paixão.
As piscinas do Rio Coisa Boa, a Cachoeira do Ramalho, a Lapa do Bode, as cachoeiras do Rio Garapa, os poços da Donana e da Paraíba são alguns dos pontos turísticos locais, ao lado das famosas praias do Paraguaçu.
O principal rio que banha o município é o Paraguaçu, um dos raros cursos d’água permanentes do Nordeste, que responde por 60% do abastecimento da capital baiana. Jornal da Chapada com informações de assessoria.