A música será a trilha da natureza, alegria e diversão na principal cidade da Chapada Diamantina. O Festival de Lençóis 2018, um dos principais eventos do interior da Bahia, vai reunir artistas consagrados e da região, de 31 de maio a 02 de junho, na Praça Horácio de Mattos, em Lençóis. Nesta 19ª edição, a programação musical será aberta na quinta-feira (31/5), com shows de Saulo, Àttooxxá, Nátalia Cunha e Batéia de Renda e Ely Pinto (Tributo a Raul Seixas). Na sexta (1º/6), o palco principal recebe Maria Rita, The Baggios, Banda Sete Vezes (Tributo ao O Rappa) e Trotta Mundo. Já no sábado (2/6), o evento encerra com as apresentações de Jau, Banda Zion, Banda Spectro e Família Grão de Luiz e Griô. A entrada é franca.
O Festival de Lençóis é produzido e realizado pela Pau Viola e Ecoshow, com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia e Bahiagás e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis e Hotel Portal Lençóis. Confira no final do texto, a grade completa com a data e o horário das atrações. Se na última edição do Festival de Lençóis o VJ Gabiru encantou o público com suas projeções de vídeos, este ano ele promete muito mais novidades que serão exibidas durante e nos intervalos dos shows. Em total harmonia com os casarios históricos, o cenário do palco vai ganhar movimentos com imagens e músicas que dialogam com a cidade de Lençóis, sua gente e com a natureza da região. Gabiru criou um set com imagens com muitas cores e formas, que serão exibidas no ritmo do nu jazz, jazz, world music e dos shows.
Manifestações culturais
O evento também vai reunir grupos folclóricos nos três dias, sempre a partir das 17 horas, na Praça Horácio de Mattos. Na quinta-feira, o grupo Percuhitts, formado por crianças e adolescentes, faz uma apresentação de percussão passeando por vários ritmos. Já na sexta-feira, o grupo Marujada resgata o ritmo e a dança de origem portuguesa, uma tradição que vem desde o século XIII em Lençóis. No último dia (sábado), os tambores do Jarê animam a cidade, com a sua proposta de preservar e valorizar esta manifestação cultural do povo africano.
O festival e a cidade
Desde de sua primeira edição, em 1999, o Festival de Lençóis vem acontecendo anualmente na história cidade de Lençóis. A sua realização está baseada na fomentação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania através das artes e práticas do turismo cultural. Com um público diário estimado em 10 mil pessoas, as edições anteriores reuniram artistas locais e consagrados, como Gilberto Gil, Gal Costa, Lenine, Ana Carolina, Pato Fu, Luís Melodia, Flávio Venturini, Adriana Calcanhoto, Elza Soares, Nando Reis, Vanessa da Mata, Mart´nália, Lazzo, Ju Moraes, Russo Passapusso e Baile do Bem (Sandra de Sá, Serjão Loroza e Negra Li).
“O Festival de Lençóis é um evento cultural consolidado ao longo dos anos, que há 19 anos se tornou muito importante para o município de Lençóis. É claro que também para toda Chapada Diamantina, onde o turista tem a possibilidade de usufruir das atrações artísticas e culturais, bem como, as belezas naturais que aqui possui. Trata-se de um grande evento, que alavanca o turismo em toda a nossa região, possibilitando o aquecimento da economia em um período de baixa temporada, beneficiando o setor hoteleiro, restaurantes, agências de turismo, guias turísticos locais e afins”, afirma o prefeito de Lençóis, Marco Airton Alves Araújo, o popular Marcão (PRB).
Além de reunir artistas em um dos cenários históricos mais importantes do país, o Festival de Lençóis atrai turistas brasileiros e estrangeiros que querem desfrutar também de sua beleza natural, grutas, cachoeira e casarios coloniais. Além do turismo ecológico, os esportes radicais também são praticados na região. Localizada na Chapada Diamantina, há 425 Km de Salvador, Lençóis abraça o evento como um importante gerador de rendas que movimenta o trade turístico e o comércio local.
Turismo
Uma das cidades tradicionais da Chapada Diamantina, Lençóis encanta turistas de todos os cantos do mundo com suas belezas naturais e a arquitetura colonial. Com uma infraestrutura para atender todo o tipo de turista, o seu centro histórico reúne lojas de artesanatos, bares e restaurantes com várias opções gastronômicas. Com muita hospitalidade, a cidade oferece uma variedade de confortáveis hotéis e pousadas.
As trilhas ecológicas são as grandes atrações do município, atraindo pessoas de todas as idades. Entre os seus atrativos naturais, destaque também para as piscinas naturais do rio Serrano, o salão de areias coloridas, a Cachoeirinha, a Cachoeira da Primavera e o Ribeirão do Meio com o seu escorregador natural.
Programação completa de 2018:
Quinta-feira (31)
19h30/20h30: Natália Cunha e Batéia de Renda
21h/22h: Àttooxxá
22h30/24h: Saulo
24h30/1h30: Ely Pinto (Tributo a Raul Seixas)
Sexta-feira (1º)
19h30/20h30: Trotta Mundo
21h/22h: Tha Baggios
22h30/24h: Maria Rita
24h30/1h30: Banda Sete Vezes (Tributo ao Rappa)
Sábado (2)
19h30/20h30: Família Grão de Luz e Griô
21h/22h: Banda Spectro
22h30/24h: Jau
24h30/1h30: Banda Zion
Sobre o festival e Lençóis
Leia também
Chapada: Festival de música atrai turistas e movimenta comércio no município de Lençóis
Chapada: Programação do Festival de Lençóis é divulgada; Maria Rita, Saulo e Àttooxxá na grade
Chapada: Festival de Lençóis retorna a todo vapor com Maria Rita, Saulo e Àttooxxá; saiba mais
Chapada: Festival de Lençóis é adiado e agora será entre 31 de maio a 2 de junho de 2018