A doutoranda da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Maria Medrado Nascimento está realizando sua pesquisa analisando os conflitos territoriais existentes entre 24 comunidades nativas e o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). A tese, denominada, ‘Comunidades Nativas e Áreas de Preservação: tensões entre políticas ambientais e o uso do Território no Parque Nacional da Chapada Diamantina’, é vinculada ao programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Ufba, e está em sua versão final.
A pesquisa de doutorado, orientada pela professora Ruthy Nadia Laniado, pretende compreender como as lutas por justiça social e por preservação ambiental no Brasil acontecem no percurso com que essa política vem sendo operada, além de buscar identificar as suas limitações e potencialidades.
“Agradeço imensamente àqueles que participaram ou contribuíram de alguma forma para esse trabalho, e, em especial, a cada pessoa de cada comunidade do PNCD, que vivencia esse conflito”, disse Nascimento. Para ela, o principal dilema encontrado é sobre a possibilidade da existência de uma política conciliatória entre interesses sociais e ambientais no PNCD.
Jornal da Chapada