Chapada: São João em Nova Redenção teve festa e inauguração da Ponte do Ajôjo

Postado em jun 25 2018 - 6:28pm por Jornal da Chapada

Construída com recursos próprios, a ponte facilitará o acesso de moradores da sede, comunidades, além de promover a integração direta entre os municípios de Nova Redenção, Andaraí e Itaetê | FOTO: Reprodução/Assessoria |

O feriado de São João em Nova Redenção, município da Chapada Diamantina, no último domingo (24), foi de alegria. Além da festa organizada pela administração ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT), que resgatou as tradições juninas, foi o dia de entrega da ponte sobre o Rio Paraguaçu, no Poço do Ajôjo. Construída com recursos próprios, a ponte facilitará o acesso de moradores da sede, comunidades, além de promover a integração direta entre os municípios de Nova Redenção, Andaraí e Itaetê. Essa construção foi feita devido à necessidade de substituir outra ponte, construída pela administração do ex-prefeito Ivan Soares, há seis anos, e que por falta de manutenção durante o mandato de Ana Guadalupe (PSD) foi encontrada praticamente destruída.

A ponte do Ajôjo é totalmente nova, tem 77 metros de extensão e peso de duas toneladas. O tempo para construção foi de cerca de 90 dias, com equipe liderada por Roberto Senna. “Encontramos aqui a ponte que o ex-prefeito Ivan construiu, totalmente destruída, por falta de manutenção da ex-prefeita. Agora estamos entregando uma nova, bem melhor e mais reforçada que a antiga e ela beneficiará não somente a nós, mas a muitas outras comunidades para a travessia do rio”, disse Senna.

Durante o discurso para entrega da ponte, o líder político Ivan Soares falou sobre o valor sentimental do Poço do Ajôjo para toda a população, pois o local é parte da história do povo. Falou de outras melhorias que serão feitas no local e que elas farão do ‘Porto do Ajôjo’ o mais novo ponto turístico da cidade. O local oferece condições perfeitas para isso, a exemplo da prática do rapel, que inclusive, foi demonstrada por praticantes da modalidade esportiva, logo após a entrega da ponte, para as centenas de pessoas presentes no evento.

A prefeita Guilma Soares entrega ponte no município de Nova Redenção | FOTO: Reprodução/Assessoria |

O turismo de ‘contemplação’ será outro benefício, pela beleza do local, que dispõe de um paredão rochoso, conhecido por ‘Pedra do Ajôjo’, tendo à sua frente uma lagoa, que também será revitalizada, sem contar o futebol e vôlei que poderão ser praticados no areal. “O que fizemos aqui é a vontade de trabalhar por nosso município. É a vontade de construir, de edificar Nova Redenção para que ela seja um município pródigo, desenvolvido da Chapada Diamantina. O pouco recurso que entra, parece que Deus nos ajuda, pois ele rende. A gente fez isso aqui, sem convênios de governo do Estado ou Federal. Isso aqui é recurso próprio da economia de um governo municipal que tem vontade de trabalhar, compromisso com o povo e amor no coração, para zelar daquilo que ao povo pertence”, afirmou Ivan.

O líder político elogiou aqueles que sacrificaram finais de semana e feriados, para em apenas 90 dias, entregarem pronta a nova Ponte do Ajôjo, citando todos os nomes. Este acesso estava sendo feito em um ‘pedaço’ que sobrou da antiga ponte, portanto, com a inauguração da nova, a administração ‘Governo da Reconstrução’ resgatou também a dignidade daqueles que dela necessitam. Somente no mês de junho, a prefeita Guilma Soares entregou a revitalização da entrada da cidade, onde fez questão não somente de acompanhar o trabalho, mas de pôr, literalmente, a mão na massa, ajudando no plantio das mudas de plantas e árvores que ela própria selecionou.

Imagens da inauguração

Este slideshow necessita de JavaScript.

Festejos juninos
A festa de São João de Nova Redenção foi realizada pela prefeitura e organizada pelas secretarias de Educação, Cultura, Esporte, Juventude e Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A participação das escolas do município merece destaque pela perfeição das apresentações, tanto nos encerramentos do primeiro semestre das atividades, quanto pelo que levaram para o circuito da festa, o ‘Arraiá da Laranjeira’, instalado na Praça do Comércio.

Na festa junina, houve também a apresentação da quadrilha da Escola Maria Emília, do Educandário Rômulo Galvão, com participação de alunos do Edilson Joaquim, casamento caipira, trança-fita, com o grupo da Escola Municipal Regina Senna, corrida de jegue, forró pé de serra, com Tonhão do Acordeon e participações especiais de Bibi da Viola e o cantador da Chapada Ivan Soares.

No São João em Nova Redenção teve também concurso de ruas, com vitória para as ruas do ‘Mamão’, em primeiro lugar, com as temáticas ‘Atualidades da Política Nacional, Copa do Mundo e cultura Nordestina’; Barão do Rio Branco, em segundo, com decoração e exposição inspiradas na arte e tradições nordestinas; e em terceiro lugar a rua da Nação, que também fez jus aos costumes e tradições nordestinas. Para fechar com muito forró teve atrações na praça com a banda Fulô do Forró, formada por mulheres de Salvador, Tonhão do Acordeon, além da dupla Wesley e Júnior. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Confira fotos do São João

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.