O aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que está fazendo quatro anos, foi lembrado na última segunda-feira (9) por Maria Quitéria, uma das lideranças municipalistas do movimento e que tem no seu currículo duas administrações à frente da prefeitura de Cardeal da Silva e da União dos Municípios da Bahia (UPB). Quitéria, que é pré-candidata a deputada federal pelo Avante, lembra da intensa luta desenvolvida pelos municipalistas que resultou no aumento do FPM em 1% por força da Emenda Constitucional 84/2014.
O repasse extra do FPM, no valor de R$4 bilhões, foi creditado nesta segunda na conta das prefeituras de todo o Brasil e é referente a 1% do valor da arrecadação do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e do Imposto de Renda (IR) contabilizado entre o início de julho do ano passado até o final de junho deste ano.
“A UPB foi a primeira entidade a liderar o movimento SOS Municípios, que depois virou nacional. Nosso objetivo era sensibilizar os parlamentares para a grave crise financeira instalada nas administrações municipais. Nós tínhamos que fazer alguma coisa para ajudar as prefeituras baianas a reequilibrar suas finanças”, reforçou Quitéria. As informações são de assessoria.