Em reunião na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Itaberaba, entre o comando da polícia na cidade e região da Chapada Diamantina com a imprensa local e regional, foram apresentadas as ações e metas de segurança pública. O encontro aconteceu na última quinta-feira (9) e envolveu o novo comandante do 11º BPM, o tenente coronel Marcelo Queiroz de Souza Pinto. Participaram da reunião o superior hierárquico do tenente coronel, o comandante do Batalhão de Policiamento da Região da Chapada Diamantina, coronel Valter de Araújo, além do corpo de oficiais que dão suporte às duas esferas de comando da PM em Itaberaba e região, a exemplo, do major Amâncio e do capitão Igo Prazeres.
Para quem não sabe, o novo comandante do 11ª BPM, Marcelo Queiroz, é natural de Juazeiro, casado, pai de dois filhos, já serviu em Itaberaba em 1989, e possui em seu currículo passagem por vários comandos, inclusive, veio transferido do 18º Batalhão com sede no município de Guanambi – onde realizou um exitoso trabalho de combate ao tráfico de drogas. “Nosso objetivo é aproximar mais a Polícia Militar da imprensa escrita e falada, usando-a como elo de nossa corporação com a sociedade, disseminando as notícias de nossas metas e ações. Para tanto, vamos criar e treinar oficiais que vão interagir com os veículos de comunicação abastecendo-os com os relesses e fotos”, informa o coronel Marcelo.
O militar utilizou um projetor na reunião para explicar os projetos e ações que serão implementados em sua gestão. Entre os projetos estão a criação da Polícia Mirim, a edição de um Dia em Comemoração do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), uma estratégia de combate às drogas que é desenvolvida na escola pública em parceria da PM e secretarias municipais de Educação, comando nos bairros, Cinema na Praça, Pelotão Rural e Ronda Escolar. Essa última ação já está com tudo preparado para começar a agir, tendo veículo e oficiais destinados ao serviço que dará maior segurança para toda a comunidade escolar da sede do município de Itaberaba.
Entre as ações efetivas contra a criminalidade, o novo comandante do 11º BPM pretende intensificar o combate ao narcotráfico e aumentar as apreensões de arma de fogo. “Com o implemento dessas ações, estaremos reduzindo a criminalidade em Itaberaba e nos 13 municípios que compõem a nossa jurisdição”, enfatiza o militar. Para quem não sabe, pertence à jurisdição do 11º BPM de Itaberaba os municípios de Utinga, Wagner, Itaetê, Marcionílio Souza, Milagres, Ibiquera, Mucugê, Ruy Barbosa, Iaçu, Itatim, Lajedinho, Macajuba e Itaberaba – onde fica a sede.
Outras ações que compõem as metas do novo comado são o combate aos crimes violentos, letais e intencionais, combate aos crimes contra o patrimônio, a ronda rural, além de criar ações de aproximação da polícia com a sociedade e a aproximação da imprensa. Ao se pronunciar, o tenente coronel Valter Araújo, comandante do Comando da Polícia Militar da região da Chapada Diamantina, e superior hierárquico do coronel Marcelo, avalizou a competência do novo comandante, destacando inclusive sua iniciativa e de resultados exitosos, de trabalhar tendo a imprensa como parceira.
Jornal da Chapada