CidadesCulturaCuriosidadesMenu Principal

Chapada: Festa de Vaqueiros de Nova Redenção teve três dias de atividades com forró e premiação

capa
Vaqueiros da Chapada Diamantina tomaram as ruas da cidade de Nova Redenção para receber as homenagens de mais uma edição da festa dedicada a eles | FOTO: Divulgação/Ascom |

Nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro aconteceu a 38ª Festa dos Vaqueiros do município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina. O evento foi mais uma ação da administração ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT), em prol da valorização da cultura popular. A festa foi uma das mais aguardadas do ano em toda a região, tanto pela qualidade das atrações, quanto pela rica programação, o que também atraiu visitantes, a exemplo da ‘Sexta Cultural’, ‘Feira da Agricultura Familiar’, ‘Desfile de Vaqueiros’, ‘Corrida de Argolinha’ e o ‘Barracão do Forró’. A premiação da corrida de argolinha foi em torno de R$13 mil.

Esse ano, a Festa dos Vaqueiros veio com mais uma novidade. O concurso da rainha e princesa do evento, realizado pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv). A escolha foi feita por meio de votação na internet, na página da Assessoria de Comunicação de Nova Redenção nas redes sociais. Lá os internautas de toda a parte votaram e escolheram, entre as seis candidatas, a sua preferida. Débora Sá Teles foi escolhida para rainha e Laysla ficou em 2° lugar, para princesa. Ambas desfilaram à frente do cortejo da vaqueirama, no domingo (2).

O primeiro dia da festa foi dedicado à ‘Sexta Cultural’ quando artistas locais subiram no palco para a alegria dos apreciadores da música de raiz. Este ano as atrações foram o grupo de Chula de ‘Seu’ Domingos, os meninos e meninas coral do Projeto Cultura na Escola, a garotada do Projeto Bola de Gude (Percurssão-Cras), aluna da Escola Municipal José Amando Sales (Poema) a cantora Jussara Tomaz e os artistas convidados Silvano e João Tinga (repentistas) e o forrozeiro Neném do Forró.

O segundo dia de festa, sábado (1º), começou cedo com a Feira da Agricultura Familiar, que reuniu trabalhadores rurais de comunidades do município na Praça da Igreja Católica. Nas barracas, produtos para todos os gostos, de mel à pamonha, passando por frutas, hortaliças, mudas de plantas, flores e vários outros itens produzidos pelo agricultor familiar.

Confira mais imagens

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante à noite aconteceram shows com Robson Martins, Arreio de Ouro e a banda Lua Cheia. No palco alternativo, ficou a banda Wesley e Júnior que tocava durante os intervalos. O público na noite do sábado foi estimado em 13 mil pessoas. A praça esteve lotada de uma ponta até a outra até as últimas horas da festa, já no domingo (2). A prefeita Guilma e o líder político Ivan Soares receberam amigos, familiares e lideranças políticas em um estande montado no circuito da festa, a exemplo do deputado federal Afonso Florence (PT), o candidato a deputado estadual Cláudio Bastos (PCdoB) e família, e o prefeito de Andaraí, João Lúcio, entre outras lideranças.

O último dia do evento foi todo dedicado aos vaqueiros. O desfile começou por volta das 11h, onde a vaqueirama local e de toda a região desfilou pelas ruas da cidade, guiada por um trio, onde se fazia presente a prefeita Guilma e o vice-prefeito Ademar. Foi de cima do trio também que o Padre Mário de Carli abençoou vaqueiros, vaqueiras e os animais em um ritual de fé e gratidão. A imagem da padroeira dos vaqueiros, Nossa Senhora Aparecida, foi carregada por Mayane, professora de dança do Cras.

Durante a tarde do domingo, teve muita animação no Barracão do Forró, com Tonhão do Acordeon, onde foram registradas as presenças de lideranças políticas locais e de cidades vizinhas, além do deputado Ronaldo Carletto (PP) e do candidato a deputado Cláudio Bastos (PCdoB). O barracão lotou de apreciadores do forró. As atrações da última noite foram Vaqueira de Luxo, Milord e a banda ‘surpresa’, com a cantora Jamilly Araújo, que não estava programada, mas o ‘Governo da Reconstrução’ afirmou ser um presente para o público.

Jornal da Chapada

Etiquetas
Mostrar mais

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Pular para a barra de ferramentas