Iniciar o processo de integração entre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI Bahia) e o Diário Oficial do Estado (DOE). Esse foi o objetivo principal da reunião que aconteceu nesta quarta-feira (26) na Secretaria da Administração (Saeb), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Em um prazo de 60 dias o projeto piloto será implantado na secretaria.
O intuito é que as publicações no DOE sejam automatizadas através do uso de serviços web já disponíveis na aplicação do sistema. Para o coordenador do projeto SEI Bahia, Anderson Vasconcelos, a integração vai trazer celeridade no trâmite das informações. “Vai haver uma redução de esforços e atividades da publicação, otimizando o fluxo do processo”, disse.
Além do coordenador, também estiveram presentes à reunião, o secretário da Administração, Edelvino Góes, o chefe de gabinete da Saeb, Lucas Morais, o diretor-presidente da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), Luiz Gonzaga, e o diretor de Tecnologia da Informação da Egba, Antonio Santana.
Atualmente existem 119.300 processos abertos no SEI Bahia, com 240 tipos de processos sistêmicos e 10 finalísticos. Há também 1,8 milhão de documentos abertos no sistema, o que equivale a 17,9 milhões de folhas de papel. Além disso existem 25 mil usuários e 8,3 mil unidades cadastradas no SEI Bahia.
A Bahia é o primeiro estado do país a implantar o SEI, um software criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Além de redução de custos e dos ganhos ambientais proporcionados pela redução do consumo de papel, o Sistema Eletrônico de Informação vai trazer, também, agilidade e transparência para os processos, otimização de recursos e satisfação para os usuários. As informações são da Saeb.