Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeitura de Itaberaba se mobiliza para agilizar atendimento de pessoas atingidas pela estiagem

capa
A zona rural de Itaberaba possui cerca de 3.212 cisternas que precisam ser abastecidas por conta da falta de chuvas que já dura mais de oito meses | FOTO: Divulgação |

A prefeitura de Itaberaba, município da Chapada Diamantina, está mobilizando toda a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagri) para garantir mais agilidade no abastecimento de água, através de carros-pipa, para as pessoas que têm sofrido com a estiagem nas localidades mais remotas do município. Segundo dados da Seagri, atualmente, a zona rural de Itaberaba possui cerca de 3.212 cisternas que precisam ser abastecidas por conta da falta de chuvas que já dura mais de oito meses.

Com o apoio do Exército Brasileiro, a gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), consegue realizar, aproximadamente, 650 entregas da água todos os meses, o que representa apenas 20,3% do total de localidades que precisam ser atendidas. Para o secretário da Seagri Fabrício Martinez, a estiagem está fazendo um estrago enorme, no entanto, disse que a gestão está comprometida em buscar uma solução para todas as pessoas.

“São mais de 3 mil cisternas que precisam ser abastecidas, um número bem maior que a nossa capacidade de atender, mesmo com a ajuda providencial do Exército. Por isso estamos mobilizados em priorizar o abastecimento para quem mais precisa”, disse o secretário. Na tarde da última segunda-feira (5), o secretário, juntamente com os coordenadores municipais de Vilas e Povoados, Roosevelt Abreu, e de Agricultura, Salomão Danilo, se reuniu, na sede da Seagri, com os profissionais dos carros-pipa para traçar alternativas para agilizar o atendimento, dando prioridade aos casos mais preocupantes de desabastecimento.

“É importante destacar que, hoje, nós temos uma frota com sete carros-pipa que trabalham para o município atendendo, exclusivamente, a zona rural do município. Um número recorde para Itaberaba, que nunca teve mais que dois veículos para atender ao abastecimento de água da zona rural”, pontuou o secretário. Segundo ele, cada veículo consegue realizar três viagens por dia. “Estamos trabalhando para aumentar para quatro viagens por dia”, concluiu. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas