O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta terça-feira (4), aprovou as contas da prefeitura municipal de Itaberaba, na Chapada Diamantina, da responsabilidade do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), relativas ao exercício de 2017. O parecer técnico opinando pela aprovação foi subscrito pelo relator, conselheiro Plínio Carneiro Filho.
“Estou satisfeito com o resultado, mas não esperava diferente. Foi um ano de adequar a gestão ao nosso modo, de aprender a lidar com as demandas e de entender a gestão pública. Trabalhamos tanto, e com tanta seriedade e responsabilidade que o resultado está aí. Hoje, mais confortáveis em nossos papéis, e entendendo mais dos protocolos, temos a certeza de que a próxima avaliação será ainda melhor. Agradeço a equipe, sempre parceira e dedicada e a todos que colaboraram para esse resultado”, declara Ricardo Mascarenhas.
Em relação às obrigações constitucionais e legais, todos os percentuais de investimento foram atendidos. O gestor aplicou 25,38% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino no município, quando o mínimo é 25%, e aplicou nas ações e serviços públicos de saúde 21,30% dos recursos específicos para este fim, superando o mínimo exigido de 15%. Também foram investidos 72,26% dos recursos do Fundeb no pagamento dos profissionais do magistério.
Jornal da Chapada