Durante a madrugada do último domingo (9), caiu uma chuva torrencial em Jacobina, cidade na Chapada Norte, com um acúmulo médio de 120mm de água em apenas uma hora, que deixou a população local preocupada. Muitos prejuízos foram ocasionados pelo temporal. Pontos de alagamento, inundações, muita lama, além de crateras em ruas e quedas de balaustradas.Os institutos de meteorologia apontam para a continuidade de chuvas em Jacobina e região.
As chuvas arrastaram muita lama, areia e sujeira da serra, descendo pela Rua Romão Gramacho. Na Rua Floriano Peixoto no Bairro da Serrinha, uma cidadã também aguarda a chegada do setor de limpeza pública. A prefeitura, por meio da Coordenação de Habitação da Secretaria Municipal da Assistência Social, afirmou estar atendendo às famílias que estão em área de risco ou de vulnerabilidade.
A secretária da Assistência Social e primeira-dama Aline Pinheiro, falou a respeito desta ação emergencial, “Infelizmente houve caso de desabamento e muitas casas alagadas, é nosso papel prestar atendimento e socorro nesta hora difícil, independente de estarmos ocupando ou não um cargo público. O prefeito está percorrendo a cidade, desde a madrugada, com uma equipe e, nosso setor de habitação também está cuidando em manter abrigadas as pessoas que necessitam”, destacou Pinheiro. Jornal da Chapada com informações da prefeitura e do site Augusto Urgente.