A Exposição Agropecuária do Piemonte do Paraguaçu, que acontece em Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, pela terceira vez, entre os dias 20 e 24 de março de 2019, mudou de nome e de local. Diante do sucesso das edições anteriores, a gestão municipal ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), firmou parceria com o Governo do Estado para a realização do evento, que no próximo ano passará a se chamar ExpoParaguaçu e será realizada no Horto Florestal Municipal, localizado às margens da BR-242, em um espaço de quase 70 mil metros quadrados.
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seagri), a mudança só reforça o fato que a Feira de Itaberaba tem ganhado destaque no cenário regional, atraído produtores de outras regiões e impulsionado os negócios locais. No novo local a Feira passa a contar com o dobro do espaço e, consequentemente, um número maior de expositores nesta terceira edição.
Esta semana, uma equipe da Seagri, composta pelo secretário Fabrício Martinez e pelos coordenadores de Agricultura, Salomão Danilo, e de Indústria e Comércio, Antônio Augusto de Andrade Santos, estiveram reunidos com os secretários estaduais de Agricultura (Seagri/Bahia), Andreia Mendonça, de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, além de Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para tratar dos detalhes para a ExpoParaguaçu 2019.
Em 2018, evento movimentou mais de R$ 4 milhões em negócios e reuniu, além da Feira de Animais de Alta Genética, a 2ª Feira Territorial da Agricultura Familiar, com a participação de 18 municípios do Piemonte do Paraguaçu e da Chapada. A aertura Oficial da Feira contou com as presenças especiais do secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, do vice-governador e secretário de Planejamento (Seplan), João Leão (PP) e do deputado federal Cacá Leão (PP), além do prefeito Ricardo. Jornal da Chapada com informações de assessoria.