A terceira ExpoParaguaçu 2019 acontece em Itaberaba, na Chapada Diamantina, entre os dias 20 e 24 de março, no Horto Florestal que fica localizado às margens da BR 242 (na altura do posto de combustíveis Santa Helena). A área tem mais de 70 mil metros quadrados que já começou a ser preparada para o evento, considerado o maior e melhor de toda a região. De acordo com dados da prefeitura local, administrada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), com a mudança do local de realização, o evento vai dobrar de tamanho e inscrever, definitivamente, o nome de Itaberaba no calendário dos grandes eventos agropecuários da Bahia.
O trabalho de infraestrutura do local onde será realiza a ExpoParaguaçu está em ritmo acelerado para abrigar a Feira Agropecuária, a Feira Territorial da Agricultura Familiar, a Feira de Aves e Pequenos Animais, que contará com um lago artificial para patos, marrecos e gansos, além do espaço para a realização do primeiro Festival Gastronômico do Piemonte do Paraguaçu. O espaço deve abrigar, ainda, toda a infraestrutura para os leilões, exposições ranqueadas e a Copa de Páscoa de caprinos e ovinos.
Segundo o secretário Fabrício Martinez (Seagri), cerca de 40% dos trabalhos já estão concluídos. “Como a maior parte das estruturas são móveis, a exemplo dos currais e de outras estruturas, vamos aproveitar o espaço maior para aumentar o número de toldos, de 180 para 250, de barracas da Agricultura Familiar, de 45 para 80, além de estandes especiais para o Festival Gastronômico e para a Feira Aves e Pequenos Animais que dobrará de tamanho e vai contar, inclusive com um lago artificial”, disse.
Além disso, a estrutura móvel contará com 140 currais para caprinos e ovinos, 100 para equinos e cerca de 40 baias para o gado de leite. No total, o número de animais deve duplicar, passando dos cerca de 1.300, no ano de 2018, para mais 2.500 nesta edição da Feira. Também o número de criadores deve aumentar, por conta da visibilidade que a ExpoParaguaçu vem ganhando em toda a Bahia. Um estacionamento com vaga para três mil carros também está ficando pronto.
Outro ponto importante a se destacar é o fato de que o espaço já conta com uma infraestrutura básica, com reservatório de água e rede elétrica, destaca Augusto Andrade Santos, coordenador de Indústria e Comércio da Seagri. “Aqui, duas das maiores dificuldades que nós tínhamos, para a realização de um evento deste porte, foram resolvidos que era a questão da água e da energia”, explica o coordenador, referindo-se à estrutura do próprio Horto Florestal Municipal.
A ExpoParaguaçu 2019 é uma realização da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seagri), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri/Bahia), além da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Esta edição de 2019, ainda terá o apoio da Associação do Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA) que, em parceria com Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI), realizará a 1ª etapa da Copa de Pascoa 2019 durante a ExpoParaguaçu de Itaberaba. Nos próximos dias, novas parcerias deverão ser anunciadas pela Seagri. As informações são de assessoria.
Leia também
Chapada: Terceira edição de exposição agropecuária em Itaberaba já tem data, novo nome e local
Itaberaba: Exposição agropecuária terá primeiro Festival Gastronômico do Piemonte do Paraguaçu