As inscrições do processo seletivo para 10 mil vagas de cursos técnicos de nível médio na rede estadual de ensino, na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio, seguem abertas até segunda-feira (21). As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas, na capital e em mais 82 municípios da Bahia. As inscrições, que foram iniciadas na quarta (16), devem ser feitas, exclusivamente, pelo Portal da Educação.
As vagas para 42 cursos técnicos de nível médio são direcionadas para quem já concluiu o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal, ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista. Entre os cursos ofertados estão técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal, Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança, Recursos Humanos e Guia de Turismo.
Como se inscrever
No ato da inscrição, o candidato deve fazer a opção para um único município, unidade escolar, o curso e o turno. Ao inscrever-se, o candidato informará o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha, que dará origem a um login para trânsito no link do sistema, inclusive para modificar as informações ou cancelar a sua inscrição.
As vagas disponibilizadas serão distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente ou no resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que deverão ser informadas pelo candidato no ato da inscrição.
A divulgação do resultado está prevista para 23 de janeiro. A matrícula dos selecionados será nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro na unidade escolar para a qual foi classificado. O início do período letivo será no dia 11 de fevereiro. Para fazer a matrícula, é preciso apresentar os seguintes documentos: original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF, histórico escolar, comprovante de residência atualizado e a comprovação das notas de Português e Matemática no Enem conforme declarado no ato da inscrição. As informações são da SEC.