Menos de seis meses após a realização do 1º Alinhamento Solidário, a JB Autopeças, sediada no município de Jacobina, na Chapada Norte, lança a segunda edição da campanha de responsabilidade social, que acontece de 1º de fevereiro a 2 de março. A ação objetiva arrecadação 600 kg de alimentos não perecíveis que serão doados a instituições de assistência social da cidade. Para participar, o interessado deve doar 6kg de alimentos não perecíveis em troca de um alinhamento e a verificação de mais de 20 itens do veículo através de um check list.
Gerente administrativa e financeira da JB Auto Peças, Taiana Jambeiro explica que as ações de responsabilidade social foram colocadas em prática depois que empresa aderiu ao Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). “A campanha Alimento Solidário veio da certeza que podemos e devemos melhorar o ambiente em que vivemos. Incluímos a ideia no nosso plano de ações e a executamos. Conseguimos envolver os clientes, que, além de economizar, ainda estão ajudando outras pessoas. O sentimento é de gratidão e respondemos também àquilo que é tido como um dos valores da nossa empresa: responsabilidade socioambiental”, ressalta Taiana.
Entusiasmada com o resultado da campanha anterior, que arrecadou meia tonelada de alimentos, Jambeiro explica que essa é uma forma da empresa, com mais de 20 anos de fundação, estender ações à comunidade como forma de gratidão e retribuição. “Cabe aqui também mencionar o engajamento dos nossos colaboradores, principalmente, mas também dos amigos e empresas parceiras que se envolvem na divulgação e participação”.
Para o gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, a responsabilidade social empresarial traz a possibilidade de inclusão social e permite ao empreendedor ficar atento ao desenvolvimento da comunidade em que está inserido. “Iniciativas assim fazem o diferencial na decisão da compra de um produto ou contratação de um serviço, independente do porte, setor ou segmentos. Com isso, as empresas conquistam novos clientes, inerente aos consumidores que estão atentos a essa prática”, concluiu Ferreira.
Sobre o ALI
O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) tem o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação gratuita e personalizada. A iniciativa é um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Esta orientação é realizada por agentes e bolsistas do CNPq, selecionados e capacitados pelo Sebrae, para acompanhar um conjunto de empresas. O programa tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia de competitividade e diferencial competitivo para as empresas de pequeno porte.
O Sebrae Regional Jacobina tem dois agentes do programa que fazem o acompanhamento de cerca de 80 empresas de diversos segmentos, nos municípios de Jacobina, Capim Grosso, Ourolândia, Caldeirão Grande, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jaguarari, Filadélfia e Pindobaçu. As informações são da Agência Sebrae de Notícias Bahia.