A regionalização da saúde do governo de Rui Costa (PT) com a construção de policlínicas, reformas de hospitais e implantação de Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs) foi destacada pelo deputado estadual Marcelo Veiga (PSB) como uma “revolução” para os moradores de zonas rurais da Bahia. Nesta quarta-feira (20), o parlamentar socialista frisou a importância dos municípios terem estruturas para atender imediatamente as pessoas enfermas tanto na atenção básica quanto nos procedimentos mais complexos.
“É fundamental que a saúde tenha esse papel de regionalização. Rui acertou em cheio quando colocou essa meta de governo. As pessoas que mais precisam de atendimento estão nos municípios e em locais, às vezes, de difícil acesso, como nas zonas rurais. Nosso trabalho na Assembleia Legislativa da Bahia [Alba] tem esse foco de atuar para melhorar a qualidade de vida das pessoas do campo, e vamos estudar indicações para aprimorar ainda mais essa política do governo baiano”, comenta Veiga.
O vice-líder do governo na Alba também destaca que as regiões como a Chapada Diamantina, o oeste, o sudoeste e o norte baiano estão interligadas por unidades de saúde que vão desde a policlínica de Irecê ao Hospital da Chapada. “Novas unidades já foram anunciadas pelo governador, como a policlínica de Vitória da Conquista e de Jacobina, além da reestruturação do Hospital Regional de Itaberaba, que já deve entrar em obras ainda este semestre”, completa.
Homenagem ao Bahia
Esta semana, o deputado Marcelo Veiga também participou da sessão especial que comemorou os 30 anos da conquista do bicampeonato brasileiro pelo Bahia. Ao lado de craques que marcaram a época, o parlamentar destacou a importância de sempre lembrar que o esporte, seja ele qual modalidade for, é transformador da sociedade. “Estar aqui com jogadores que fizeram parte desse time vitorioso nos enche de orgulho. É preciso valorizar nossa história, independente para qual time você torce. O esporte é uma das ferramentas que temos para ajudar a desenvolver a sociedade”.